Taninos: O que são, para que servem e benefícios
Os taninos são compostos naturais que fazem parte do grupo dos polifenois, que possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório. O tanino é comumente encontrado nos vinhos e sua presença impacta diretamente no sabor da bebida. Ou seja, esse é um composto abundante na uva, encontrado em sua casca, semente e nos caules, mas também em outras frutas ricas em fenóis vegetais.
Para que servem e seus benefícios
Os taninos são naturalmente anti-inflamatórios, ou seja, promovem ação antioxidante. Por isso, beneficiam a imunidade, de forma que podem ajudar a prevenir doenças inflamatórias e infecções de diversos tipos. Não só, podem desacelerar o processo de envelhecimento da pele, sendo assim, previnem o envelhecimento precoce, que é resultado de um processo inflamatório conhecido como “estresse oxidativo“, provocado pelos radicais livres.
Ainda, taninos são importantes na fabricação dos vinhos, determinantes para o seu sabor. Por isso, vinhos com maior presença desse composto são chamados de vinhos tânicos e possuem um sabor mais forte e acentuado.
Vinhos assim costumam ser mais secos e podem ser preservados por um período mais longo. Esse tipo de bebida é feita com uvas de casca mais grossa (Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Shiraz, entre outras) e que, por isso, contêm maior presença de taninos.
Leia também: Antocianina: Benefícios do antioxidante das frutas vermelhas
Alimentos ricos em taninos
- Uva, suco integral de uva e vinhos
- Romã
- Caqui
- Maçã
- Chá preto, chá branco e chá verde
- Chá azul (oolong)
- Café
- Café verde
- Chocolate amargo
- Açaí
- Feijão azuki
- Frutas secas e oleaginosas
- Espinafre
- Ruibarbo
O composto é mais abundantemente encontrado nas cascas e nas sementes dos alimentos.