Suco de abóbora emagrece e desincha? Confira

Alimentação Bem-estar
10 de Março, 2022
Suco de abóbora emagrece e desincha? Confira

Quem busca perder peso já ouviu por aí muitas receitas que prometem ajudar a atingir o objetivo de maneira rápida. Muita gente diz, por exemplo, que o suco de abóbora emagrece. Mas, será que a ideia é verdadeira?

Suco de abóbora tem benefícios?

A abóbora em si está presente da sopa ao doce. Ademais, muito nutritiva, ela contém mais vitamina A do que a couve, mais potássio do que a banana e mais fibras do que a quinoa.

Uma porção desse vegetal concentra apenas 30 calorias, doses generosas de vitamina C, vitamina B, ferro, magnésio e cálcio.

Também conhecida como jerimum, pode ser consumida com casca. Assim, suas sementes podem ser usadas para incrementar saladas ou para formar uma deliciosa granola caseira.

Existem diversas variedades do vegetal, mas, no Brasil, as espécies mais consumidas são a moranga e a abóbora japonesa (ou cabotian). Confira, então, mais benefícios:

Fonte de fibras

Tal componente melhora o trânsito intestinal, promove saciedade, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e mantém sua energia durante todo o dia.

É cardioprotetora

A abóbora é repleta de minerais reguladores da pressão arterial, como potássio, magnésio e ferro.

Melhora a imunidade

É fonte de betacaroteno (um importante antioxidante), bem como vitaminas C e E, também importantes para reparar as células do corpo de danos.

Suco de abóbora emagrece?

Realmente, o vegetal tem muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que fazer o suco da abóbora em vez de consumi-la de outras formas (assada, refogada ou doce) é melhor.

Sendo assim, não existe comprovação de que a bebida seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato, é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. Portanto, não há necessidade de tomar o suco: você pode consumir a abobrinha como quiser dentro de um cardápio equilibrado!

Leia também: Suco de laranja com aveia emagrece? Desincha?

Receita de suco de abóbora

Ingredientes:

  • 2 fatias de abóbora com casca e sementes;
  • 1 copo e água;
  • 3 limões;
  • Adoçante, açúcar ou mel a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Primeiramente, bata a abóbora e a água no liquidificador. Em seguida, coe, acrescente os limões e adoce se quiser.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!