Suco de laranja com aveia emagrece? Desincha?

Alimentação Bem-estar
10 de Março, 2022
Suco de laranja com aveia emagrece? Desincha?

A laranja é um dos alimentos mais populares do Brasil, e possui muitos motivos para isso. Além de sua disponibilidade durante o ano inteiro, a fruta é referência em fornecimento de vitamina C. Além disso, seu suco rende uma bebida saborosa e refrescante. Mas, há quem aposte em uma mistura para potencializar a perda de peso: suco de laranja com aveia

Contudo, será que suco de laranja com aveia emagrece ou é apenas um mito?

Laranja e aveia: Benefícios

A laranja é conhecida por sua riqueza em vitamina C. O nutriente, além de ajudar a blindar o sistema imunológico contra gripes e resfriados, assume outras funções no organismo, como cuidar do sistema digestivo e melhorar a absorção de outros nutrientes. 

Por outro lado, a aveia possui fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. Da mesma forma, quem consome aveia na dieta pode ter mais saciedade. 

Já a laranja combinada com a aveia melhora a digestão, o trânsito intestinal e reduz a prisão de ventre. 

Suco de laranja com aveia emagrece? Desincha?

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente. 

A laranja é uma vilã da dieta?

De jeito nenhum. Pois, a fruta é uma fonte de bons nutrientes e seu valor calórico é baixo. Ou seja, cerca de 60 kcal para uma porção de 100g – e seu índice glicêmico não causa picos de insulina no organismo. Como todo alimento, exige moderação no seu consumo, principalmente por conter frutose, açúcar presente nas frutas. De acordo com a OMS, o ideal é que sejam consumidas, no mínimo, três porções de fruta durante o dia. Então, procure um nutricionista para avaliar as melhores formas de incluir a laranja em sua alimentação.

Receita de suco de laranja com aveia

Ingredientes

  • Suco de uma laranja lima
  • 200ml água de coco
  • Gotas de suco de limão
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos

Modo de preparo

Junte tudo no liquidificar e bata até a mistura ficar homogênea.

Leia também: Suco de chuchu com limão emagrece? Desincha?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina