Você sofre de Síndrome da pressa?

Bem-estar Equilíbrio
29 de Julho, 2019
Você sofre de Síndrome da pressa?

“Você vive de olho no relógio? Assume compromissos sem organização e planejamento? Vive na urgência? Está sempre com pressa? Mas, no final do dia, sente-se frustrado por não ter feito tudo o que desejou? A pressa é uma característica dos dias de hoje, e não é um problema. Isso porque facilmente encontramos pessoas atrasadas ou em cima da hora, tendo que se apressar. Nesses casos, a pressa é direcionada para um momento ou atividade: essa pressa é pontual. Mas especialistas afirmam que a a pressa excessiva pode ser considerada uma síndrome, com consequências para a saúde — e esse transtorno já atinge cerca de 30% dos brasileiros. 

Leia também: Síndrome de Burnout: O que é e como evitá-la

Síndrome da pressa

A Síndrome da pressa faz a pessoa sentir que o dia é curto para tantos compromissos e obrigações. Se ‘sobra tempo’, ela acumula ainda mais atividades praticamente impossíveis de serem realizadas.

Como reultados, frustração, autocobrança e culpa por não ter concluído tudo a que se propôs aparecem.

O transtorno é caracterizado por um conjunto de sinais como: tensão, hostilidade, impaciência, ansiedade, insônia, agressividade, entre outros.

Por isso, para desacelerar, o primeiro passo é ter consciência do problema e mudar hábitos e comportamentos.

Desacelerar é estar no momento presente, vivendo e sentindo o ‘aqui e agora’ com plenitude, serenidade, disponibilidade e atenção ao que se faz.

É ter organização e planejamento para que seu dia não seja guiado por emergências.

É ter a consciência da relação com o tempo, das nossas escolhas relacionadas a prioridades e principalmente da responsabilidade para sustentar opções que vão na contramão da modernidade e do que nos acelera cotidianamente. 

Este é um grande desafio, especialmente para quem vive em grandes cidades. Mas ele é possível. E pode trazer benefícios enormes para seu bem-estar e sua saúde.

Consequências da síndrome da pressa

A pressa é uma grande inimiga de quem busca emagrecer de forma saudável e com qualidade de vida. Ninguém engorda de um dia para outro, mas quando se resolve buscar por uma solução, ela tem que ser rápida e eficaz.

A paciência é essencial para quem iniciou uma dieta, fator importante na perda de peso a longo prazo e na reeducação alimentar.

A falta de paciência pode te levar a fazer escolhas precipitadas por querer resultados imediatos. Desse modo, o resultado pode ser ainda mais frustrante.

Importante é ter paciência, tempo para pensar e planejar uma dieta com orientação que se baseie em refeições balanceadas, equilibradas, essenciais para um resultado duradouro.

Muitos não querem perder tempo dedicando algumas horas à sua nutrição, nem saboreando um alimento: quanto mais processado, mais fácil é para se engolir, pois temos pressa e não temos tempo. Se não se consegue um quilo a menos na balança em uma semana, já se parte para outro recurso que seja mais rápido.

Dicas para desacelerar 

  • Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Concentre-se para colocar atenção máxima em uma única atividade;
  • Reserve um tempo para fazer o que mais gosta sem se importar com o relógio;
  • Peça ajuda, delegue tarefas, não abrace tudo;
  • Incorpore exercícios físicos à sua rotina;
  • Separe um tempo para meditar ou ficar em silêncio em local tranquilo;
  • Por fim, procure ficar um tempo longe do celular,  computador e TV para aquietar o pensamento.

Para refletir…

Cada vez mais, estamos agindo como se “tudo” fosse normal, e mesmo que isso traga prejuízos físicos e emocionais, não estamos dando a devida atenção.

O corpo é sábio, ele é o primeiro a dar os sinais de que alguma coisa não está indo bem. Não se descuide.

Embora haja tantas ferramentas para administrar melhor o tempo, não existe um jeito certo ou um jeito errado para administrá-lo, existe o ‘seu jeito’. Portanto, não o negligencie”. 

Linda Vieira: Psicóloga Clínica com com abordagem Fenomenológico-Existencial. Experiência em: depressão, fobias, estresse, ansiedade, sexualidade, relacionamentos e medos. Parceira no Programa de Emagrecimento Tecnonutri.

Leia também: Saúde mental e saúde emocional: As diferenças e semelhanças entre elas

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!