Sementes de mostarda: Propriedades e benefícios
As sementes de mostarda são a origem do famoso molho de mostarda, conhecido por seu sabor amargo. Mas, diferente do molho industrializado, as sementes são ricas em diversas propriedades nutritivas, como antioxidantes, minerais e vitaminas.
Benefícios das sementes de mostarda
Ajudam a fortalecer a imunidade
Naturalmente anti-inflamatórias e ricas em antioxidantes, as sementes de mostarda ajudam a combater inflamações no corpo e, portanto, previnem que doenças prejudiquem o organismo. Além dos antioxidantes, elas contêm vitamina A e vitamina C, ambas anti-inflamatórias.
Combatem a prisão de ventre
Além dos antioxidantes, fibras também são abundantes na composição das sementes. Por isso, seu consumo favorece o funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e, portanto, combatendo a prisão de ventre (constipação).
Reduz o risco de osteoporose
Não é só o cálcio o único mineral importante para a saúde dos ossos. Na verdade, o selênio é tão importante quanto. As sementes de mostarda são ricas nesse mineral e, por isso, favorecem a força e a saúde dos ossos, além de reduzir o risco de osteoporose.
Leia mais: Selênio pode reduzir o risco de osteoporose?
Protege a saúde do coração
Além do selênio, o magnésio é outro mineral bastante presente nas sementes. Entre as muitas funções que esse mineral cumpre no corpo, está a regulação do batimento cardíaco, bem como o controle da pressão arterial. Portanto, consumir alimentos ricos em magnésio atua a favor garantir a saúde cardiovascular. Além disso, as sementes também contêm ômega-3, ácido graxo que controla o colesterol.
Leia mais: Magnésio x coração: Conheça os benefícios do mineral
Facilita a queima de gordura corporal
Ainda, as sementes são termogênicas, ou seja, provocam a maior queima de calorias no processo da digestão, aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, o que ajuda na queima de gordura corporal (tecido adiposo).
Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb