Semente de mamão: existem benefícios nessa parte da fruta?
O mamão é uma fruta muito querida no Brasil, consumida especialmente no café da manhã. Entretanto, o que muitos não sabem é que as suas sementes, geralmente descartadas, também possuem propriedades benéficas para a saúde. Ou seja, a semente de mamão é altamente nutritiva e pode ser adicionadas à dieta.
Assim como a polpa da fruta, a semente é repleta de fibras, o que é excelente para a saúde e funcionamento do intestino. Porém, seus benefícios não param por aí.
Leia também: Como aproveitar talos, sementes e folhas dos alimentos
Benefícios da semente de mamão
Combate a constipação
Por conter uma enorme quantidade de fibras em sua composição, a semente de mamão é conhecida por ser potente no combate da constipação. Ela promove o melhor funcionamento intestinal, assim, prevenindo a prisão de ventre e o inchaço estomacal.
Leia mais: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais
Fortalece a imunidade
Várias de suas substâncias, especialmente a carpaína, possuem ação anti-inflamatória, o que ajuda a prevenir muitas doenças, desde resfriados até a Alzheimer, pois o estresse oxidativo, provocado pela ação de radicais livres no corpo, é prevenido. Além disso, o processo de cicatrização é acelerado e a imunidade é fortalecida, além de promover a desintoxicação do organismo.
Protege a saúde dos olhos e da pele
A semente de mamão é repleta de vitaminas, especialmente a A e a C, ambas diretamente ligadas à saúde tanto dos olhos quanto da pele. Sendo assim, o consumo da semente de mamão está muito relacionado à melhora da aparência, firmeza e jovialidade da pele, além de proteger a saúde dos olhos. Também contém grande quantidade de betacaroteno, um antioxidante que beneficia a aparência do cabelo, além de ajudar na prevenção de muitas doenças.
Protege o coração
As sementes são também repletas de minerais importantes, como potássio. Esse mineral é essencial para a saúde cardiovascular e para o fortalecimento dos ossos, além de aliviar dores no corpo e proteger o sistema nervoso.
Leia também: Alimentos que melhoram a memória
Como consumir a semente de mamão
- Junto à polpa do mamão, in natura;
- Em saladas;
- Na sopa e em caldos;
- Granola caseira, com cereais e oleaginosas;
- Smoothies, sucos e vitaminas.
Observação: apesar de os estudos apontarem uma potencial concentração de compostos nutricionais benéficos na semente de mamão, consumir a polpa do mamão, hábito mais comum, é uma ótima escolha para contribuir com o consumo de frutas no dia.
Leia também: Semente de abóbora: Benefícios e como incluir na dieta