Como aproveitar talos, sementes e folhas dos alimentos

5 de fevereiro, 2020

Por vezes, acabamos por não aproveitar talos, sementes e folhas dos alimentos que consumimos por simplesmente não saber como. Entretanto, há diversas maneiras de usar essas partes ricas em propriedades.

Os talos e as folhas, bem como as sementes de alguns legumes, verduras e frutas podem estar lotados de vitaminas, fibras e minerais que devem ser aproveitados, pois podem beneficiar muito a saúde e incrementar as receitas

Além disso, ao utilizar integralmente os alimentos, é possível economizar até 40% nas compras de supermercado, pois os ingredientes rendem mais. 

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Como aproveitar talos, sementes e folhas

Os talos, do grego “pequeno ramo”, são estruturas presentes em diversas plantas, inclusive nas algas e nos cogumelos. Apesar de serem ainda pouco usados, podem render em saborosos recheios para tortas, bolos e massas, como o nhoque. Não só, podem incrementar sopas  e caldos. 

No caso das sementes, como as sementes da melancia, usualmente descartadas ainda que sejam altamente nutritivas, elas podem ser utilizadas de muitas maneiras. Por exemplo, podem ser servidas como aperitivos quando tostadas, adicionadas em sucos e vitaminas ou até complementar massas de pães, bolos e tortas. Vale ressaltar sua abundância em fibras, sendo assim, as sementes, bem como os talos, facilitam a digestão e ajudam no emagrecimento. 

Leia também: Semente de melancia: O superalimento da vez

Não só, é possível aproveitar também a entrecasca de algumas frutas. Essa é aquela parte da fruta entre a casca e sua polpa. Frutas cuja entrecasca pode ser aproveitada são: a melancia, o melão e o maracujá.

Já no caso das folhas, é possível fazer chás, como no caso da folha do maracujá, da amora e até mesmo do abacate.

Cuidados no consumo

De modo geral, não há contraindicações quanto ao consumo dos talos. Há apenas uma exceção: o talo da mandioca é tóxico e não deve ser aproveitado. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo