Como comer salada no frio? Dicas e receita
A temperatura caiu por aí? Os marcadores dos termômetros provavelmente vão diminuir cada vez mais em diversas regiões do país — porque estamos quase chegando no inverno, a estação mais gelada do ano. E aí, a vontade de comer certos alimentos no frio, como salada e sorvete, vai embora.
O problema é que, com isso, o consumo de legumes e verduras passa a ser menor, uma vez que muita gente prioriza pratos quentes, mais calóricos e ricos em gordura. Para deixar a sua salada mais apetitosa no frio e manter a alimentação equilibrada, siga as dicas a seguir:
1 – Combine ingredientes quentes com a salada no frio
No lugar da tradicional dupla alface com tomate, teste itens quentes e mornos na sua salada. Pode ser uma proteína magra (peito de frango, por exemplo), grãos cozidos (grão-de-bico, lentilha e até feijão fradinho ficam uma delícia) ou então legumes grelhados (abobrinha, berinjela, pimentão…).
Além disso, dependendo da escolha que você fizer, a salada no frio pode valer por uma refeição inteira. Portanto, se o intuito é comer também o prato principal, fique de olho nas calorias.
2 – Prepare molhos termogênicos para a salada no frio
Os alimentos termogênicos são aqueles que atuam aumentando a temperatura do organismo. Dessa forma, eles aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gorduras.
Portanto, preparar molhos com esses ingredientes é uma ótima forma de esquentar o corpo e tornar a salada mais saborosa no frio. Procure temperar suas folhas com gengibre, pimenta, curry, cúrcuma, mostarda e canela.
Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb
3 – Aposte nas sopas em vez das saladas no frio
Se mesmo assim o desejo por um prato frio não aumentar, as sopas e caldos podem ser a salvação. Se preparados da forma correta, concentram inúmeros nutrientes. “Evite acrescentar creme de leite ou manteiga e diversifique ao máximo os legumes utilizados: batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cabotiá, abobrinha, cenoura, vagem… Dessa forma, há um aumento no leque de vitaminas e minerais disponíveis”, explica a nutricionista e personal chef Livia Pauliez.
Entretanto, ela também recomenda prestar atenção para não exagerar nos carboidratos como batata, mandioca, mandioquinha e croutons. “Procure equilibrar os ingredientes para a sopa não ficar muito calórica, usando como base chuchu ou abobrinha. Eles têm pouco sabor e ajudam a dar volume.”
A seguir, ela ensina uma receita deliciosa para o inverno:
Caldo de mandioquinha com cenoura, alho-poró e tiras de frango
Ingredientes:
- 600g de mandioquinha;
- 2 cenouras;
- 1 alho-poró;
- 400g de tiras de frango;
- Sal a gosto;
- Azeite a gosto;
- Folha de louro.
Modo de preparo:
- Coloque uma panela com água para ferver.
- Enquanto a água aquece, higienize e descasque as cenouras e as mandioquinhas. Corte-as em 3 partes.
- Quando a água atingir fervura, coloque as mandioquinhas, a cenoura e a folha de louro.
- Corte o alho poró em rodelas, coloque em uma peneira e lave em água corrente.
- Em uma frigideira, coloque azeite. Quando estiver bem quente, adicione o alho-poró e refogue em fogo alto. Reserve. Depois, repita o processo com as tiras de frango, temperando com sal.
- Coloque a mandioquinha e a cenoura em um liquidificador ou processador de alimentos e bata enquanto acrescenta água aos poucos, até atingir a consistência desejada. Tempere com sal e transfira para uma sopeira, adicionando o frango e o alho-poró em seguida.