Entenda o que significam os ingredientes presentes nos rótulos de bebidas
Você costuma ler atentamente todos os rótulos das bebidas que compra? Se respondeu que não, tudo bem. Afinal, são tantas palavras diferentes que nada parece fazer sentido, não é mesmo? Contudo, saber o que elas significam é muito importante para descobrir se o seu suco (ou chá) preferido é realmente saudável.
Quem explica cada componente é a engenheira de desenvolvimento de produtos Camila Garrett:
Componentes presentes nos rótulos de bebidas
Ácido ascórbico
Alguns ácidos, dependendo da quantidade de consumo, podem trazer problemas gastrointestinais e até desgastar o esmalte dos dentes, mas este não é o caso do ácido ascórbico, mais popularmente conhecido como vitamina C. “Esse ingrediente auxilia na imunidade, no processo de cicatrização e é antioxidante” explica Camila.
Acidulante ácido cítrico
“O ácido cítrico é encontrado em frutas como limão e laranja, mas muitas vezes confunde os consumidores quando vem acompanhado da palavra ‘acidulante’ na frente. Porém, a nomenclatura química permanece com o mesmo significado. Acidulante ácido cítrico é o ingrediente responsável pela acidez encontrada em alimentos e bebidas mais refrescantes. Assim como o ácido ascórbico, o ingrediente só apresenta perigo quando consumido de forma excessiva.”
Rótulos de bebidas: Edulcorante glicosídeos de esteviol
“Este ingrediente é extraído da folha da Stevia rebaudiana e trata-se de um adoçante com baixo valor energético. Por ser não calórico, é muito utilizado como substituto de açúcares comuns”, enfatiza a especialista.
Leia também: Açúcar escondido: Como ver no rótulo outros nomes para o ingrediente
Estabilizante goma gelana
“É um polissacarídeo produzido a partir da fermentação de carboidratos. Desse modo, os géis de gelana promovem a liberação do sabor das frutas e são utilizados na produção de molhos, sorvetes, geleias e recheios de confeitos”, revela.
Rótulos de bebidas: Metabissulfito de potássio
“O nome é mais complicado do que o seu significado. Isso porque o metabissulfito de potássio é um conservante e antioxidante usado para eliminar bactérias e leveduras. Ele é muito usado na fabricação de bebidas à base de frutas ou para conservá-las.”
Açúcar invertido
“Por ser um xarope químico produzido a partir do açúcar comum (sacarose), o açúcar invertido está muito presente nos alimentos ultraprocessados e que contêm altos níveis de açúcar, trazendo danos para a saúde e, por isso, sendo considerado o menos saudável de todos os tipos disponíveis no mercado.”
Leia também: Anvisa aprova rótulo na frente das embalagens de alimentos
Benzoato de sódio
“É extremamente importante ficar atento à quantidade de sódio presente nas bebidas, assim como evitá-lo sempre que possível. Produzido sinteticamente em laboratório, o benzoato de sódio é utilizado como conservante, agente antimicrobiano e agente antifúngico, muito comum em alimentos industrializados. Mas o que poucos consumidores sabem é que existe um limite de utilização dessa substância em alimentos, capaz de danificar o sistema imunológico.”
Rótulos de bebidas: Ciclamato de sódio
O ciclamato de sódio é um edulcorante utilizado em refrigerantes, sucos e suplementos alimentares, acreditava-se que o ciclamato possuía efeitos cancerígenos, porém em 1984/1985 a U.S. Food and Drug Administration (FDA) e a Academia Nacional de Ciências dos EUA relataram que as evidências dos estudos não indica que o ciclamato ou o seu principal metabólito, a cicloexilamina, seja cancerígeno por si só. Além disso, o Instituto Nacional do Câncer dos EUA afirma: “Após reavaliação da carcinogenicidade do ciclamato e da avaliação de dados adicionais, os cientistas concluíram que o ciclamato não era um agente cancerígeno” (NCI 2009).
Dióxido de silício
“Adicionado em uma série de produtos, desde pasta de dente, sucos e até mesmo vidros, o dióxido de silício também é encontrado naturalmente em alimentos de origem vegetal e na água potável. Na indústria, por exemplo, a substância é utilizada como aditivo alimentar, mais conhecido como antiumectante, apresentando perigo apenas quando inalada em formato em pó.”
Edulcorante sucralose
“Essa substância serve para adoçar os alimentos processados, reduzindo a quantidade de açúcar comum que pode ser adicionada ao alimento ou bebida durante seu processamento. Apesar de ser indicada como opção para quem tem diabetes e não pode ingerir o açúcar comum, o edulcorante sucralose divide a comunidade científica quanto à sua toxicidade se ingerida frequentemente.”
Rótulos de bebidas: Espessante goma xantana
A goma xantana, assim como as outras substâncias apresentadas pela especialista, está presente em produtos industrializados e é utilizada em receitas. “Esse ingrediente é um polissacarídeo (carboidrato). Apesar de não engordar, quando consumido em excesso, pode causar dor no estômago e cólica intestinal.”
Leia também: 6 passos simples para diminuir o consumo de açúcar
Metabissulfito de sódio
“Utilizado como conservante e esterilizante, esse composto inorgânico, quando usado como aditivo alimentar, pode causar alergias e irritação gástrica”, comenta Camila, que não recomenda o consumo — principalmente por crianças.
Rótulos de bebidas: Tartrazina
“O nome é estranho, mas tartrazina é simplesmente um corante utilizado para pigmentar alimentos de forma artificial. Todas as marcas que utilizam essa substância na composição dos seus produtos são obrigadas por lei a informar a presença do corante nos alimentos. Além disso, a tartrazina pode causar urticária e inchaços”, finaliza Camila.
Fonte: Camila Garrett, engenheira de desenvolvimento de produtos da Campo Largo.