Remédio caseiro para garganta inflamada: quais funcionam?

Saúde
09 de Novembro, 2023
Remédio caseiro para garganta inflamada: quais funcionam?

A dor de garganta é realmente algo que pode incomodar bastante. Muitas vezes, o desconforto é tanto que atrapalha atividades simples, como engolir e falar. Para aliviar a sensação, muita gente aposta no famoso remédio caseiro para garganta inflamada: geralmente uma receita de família ou pesquisada na internet. Mas será que as opções funcionam? Confira:

Quais as possíveis causas da inflamação na garganta?

Primeiramente, precisamos entender que as causas da garganta inflamada variam bastante. As mais comuns são infecções causadas por vírus (como gripes e resfriados) ou bactérias (como a amigdalite). Contudo, outros fatores também podem irritar a região, por exemplo, alergias, refluxo gastroesofágico e mudanças bruscas no clima.

Como as causas podem ser inúmeras, os tipos de tratamento também são. Por isso, o ideal é consultar um médico para entender o que gerou a sua dor de garganta. Assim, ele poderá indicar o que fazer com mais precisão.

De qualquer forma, um remédio caseiro pode ser um aliado paralelo ao seu tratamento para a garganta inflamada. Isso porque apesar de não curar o problema em si, ele muitas vezes ajuda a aliviar os sintomas e a acelerar a recuperação.

“Os remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação, pois possuem uma certa ação anti-inflamatória e antisséptica”, já explicou a otorrinolaringologista Dra Roberta Pilla em entrevista anterior à Vitat.

Leia também: Garganta inflamada: quais são as causas e o que fazer?

Remédio caseiro para garganta inflamada: opções

Entenda um pouco melhor sobre as alternativas mais usadas quando o assunto é dor de garganta:

Xaropes (lambedores)

Os xaropes caseiros (também conhecidos como lambedores) geralmente são feitos misturando-se açúcar, plantas consideradas medicinais e outros itens naturais (como limão, mel e gengibre).

Juntos, esses ingredientes podem ter propriedades anti-inflamatórias que contribuem para o alívio do desconforto – apesar de os estudos acerca de sua eficácia serem destoantes.

De acordo com um artigo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), do Ministério da Saúde (MS), as receitas são inúmeras justamente porque envolvem um saber popular – desse modo, variam de acordo com a cultura de determinada sociedade.

Apesar de parecerem inofensivos, os xaropes caseiros exigem alguns cuidados. Eles não são recomendados, por exemplo, para crianças menores de um ano por normalmente carregarem mel. Além disso, também são ricos em açúcar, alimento que pode trazer consequências negativas à saúde se ingerido em excesso.

A BVS destaca os preparos mais comuns:

  • Xarope de hortelã: 10 folhas de hortelã, água, açúcar e cravos-da-índia. Prepare uma infusão de hortelã, colocando água fervente em cima das folhas. Espere cinco minutos e coe, depois passe para uma panela. Considerando a quantidade do chá, coloque a mesma de açúcar na panela, misture e deixe ferver. Ao dissolver o açúcar, deixe esfriar e coloque alguns cravos da índia para conservar.
  • Xarope de abacaxi: 500ml de mel e um abacaxi médio. Descasque o abacaxi e corte em pedaços pequenos. Juntamente com o mel, leve ao fogo e deixe ferver por três minutos. Coe e reserve em um pote hermético.
  • Xarope de guaco: folhas de guaco e açúcar mascavo. Coloque as folhas de guaco e o açúcar para derreter em banho-maria. Assim que a mistura estiver em ponto de caramelo, acrescente água, mexa bem e coe.

Chá é um bom remédio caseiro para garganta inflamada?

De acordo com a nutricionista Adriana Stavro em uma entrevista anterior à Vitat, os chás são opções válidas para suavizar a irritação na garganta. Os efeitos positivos acontecem graças à presença de antioxidantes na bebida.

“Os antioxidantes também ajudam na cicatrização do tecido. Alguns chás e misturas de ervas fornecem efeitos anti-inflamatórios que podem reduzir a dor, o inchaço, a irritação e a tosse.”

O ideal é consumir as bebidas mornas. Isso porque líquidos quentes demais pioram a inflamação no local, podendo gerar queimaduras. Veja três opções indicadas pela nutri:

  • Chá de raiz de alcaçuz: possui quitina, liquiritigenina e glicirrizina. As duas primeiras substâncias têm ação expectorante. Já a glicirrizina funciona como emoliente. Tal componente fornece um revestimento protetor na garganta.
  • Chá de gengibre: raiz de gengibre contém fenólicos com propriedades anti-inflamatórias que podem suavizar a dor de garganta.
  • Chá de ervas com mel: traz efeitos positivos ao ajudar a liberar o catarro, aliviar a dor e diminuir a tosse.

Leia também: Chá para dor de garganta: melhores opções e como preparar

Gargarejo

No gargarejo, você coloca um líquido na boca, levanta a cabeça e usa o ar que sai da garganta para fazer a mistura se mexer dentro dela.

Dependendo dos ingredientes utilizados, a técnica pode aliviar a inflamação, diminuir a dor e a irritação na garganta, reduzindo assim o desconforto. Confira três alternativas:

  • Com água morna e sal: em 1 copo de água filtrada morna, misture 1 colher (de sopa) de sal. Dissolva completamente o sal e use a mistura para o gargarejo;
  • Com água morna e limão: basta misturar 1/2 xícara de água filtrada morna com o suco de 1 limão;
  • Com soro fisiológico: dilua meia colher de sal em 300 ml de água morna e faça vários gargarejos ao longo do dia.

Leia também: Gargarejo para garganta inflamada funciona? Como fazer e recomendações

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Dra Roberta Pilla, otorrinolaringologista; e Adriana Stavro, nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show

mulher grávida comendo um pote de iogurte com frutas na cozinha
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Quantas calorias a gestante deve consumir por dia?

Especialista afirma: mais importante do que a quantidade de calorias, é a qualidade da alimentação durante a gestação