Como reduzir o consumo de sal

Alimentação Bem-estar
30 de Dezembro, 2019
Como reduzir o consumo de sal

A Organização Mundial de Saúde, a OMS, recomenda que o consumo diário de sal deve ser de, no máximo, 5 g por pessoa. Entretanto, as populações de muitos países, como a brasileira, ultrapassam a quantidade estipulada. 

Estima-se que, se o Brasil seguisse os padrões recomendados pela OMS, haveria uma diminuição de 15% nos óbitos por acidente vascular cerebral (AVC) e redução de 10% dos óbitos por infarto. Esse dado é da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 

Portanto, ano após ano, buscamos alternativas para esse problema. Mas, na verdade, a solução é bastante simples: precisamos diminuir o consumo de sal.

Leia mais: Sal: Tipos, diferenças e melhores escolhas

Maneiras de reduzir o consumo de sal

Você já pensou em trocar o sal por temperos e ervas? Hipertensão, problemas renais, obesidade, osteoporose…essas são algumas das doenças diretamente relacionadas ao consumo excessivo de sódio, um mineral presente em muitos alimentos e também o principal componente do sal de cozinha. 

Felizmente, reduzir o sal da dieta tem se tornado cada vez mais fácil. O motivo? Além das clássicas especiarias naturais, que podem auxiliar na redução do consumo do ingrediente, há demais alternativas disponíveis – que crescem a cada dia.

“Uma boa opção é a levedura nutricional. Além de substituir facilmente o sal, é rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B (usualmente presente nas carnes e derivados do leite), bem como em minerais”, afirma a nutricionista Karla Maciel, de São Paulo.

A levedura nutricional configura-se como um suplemento, pois sua função é apenas complementar a dieta, que deve ser balanceada, saudável e nutritiva. Ademais, é um produto 100% natural, obtida a partir do fungo Saccharomyces cerevisiae – desenvolvido em um meio rico de carboidratos.

Versátil, pode ser adicionada a qualquer prato e alimentos, mas especialmente em saladas, massas e torradas. “Além disso a levedura é também rica em minerais como zinco, cromo, ferro, magnésio, ácido fólico e biotina e é rica fonte de fibras, propiciando um melhor funcionamento do intestino, bem como um sistema imunológico fortalecido”, detalha.

Leia também: Açúcar x Sal: O que é pior para o corpo?

Temperos e ervas que podem substituir o sal

Uma alternativa simples e acessível é trocar o sal por temperos e ervas naturais, uma vez que estes não trazem danos à saúde e podem gerar inúmeros benefícios.

Fonte: Karla Maciel, nutricionista e consultora da Naiak

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva