Hoje (31/08) é comemorado o Dia do Bacon! Apesar de fazer parte do cardápio de muita gente, o alimento é um tanto polêmico — isso porque ele concentra muitas calorias e gorduras saturadas. Mas para homenagear a data com equilíbrio, a nutricionista Dayse Paravidino ensina como comprar e preparar essa carne de forma mais saudável. Além disso, indicamos opções de receita de bacon de dar água na boca!
De acordo com a especialista, sim, uma vez que a frequência de consumo e o tipo do produto fazem toda a diferença. “As carnes, de modo geral, são ricas em vitaminas do complexo B e aminoácidos”, ela explica.
Dependendo da alimentação que o porco teve durante a vida, sua carne pode concentrar mais ou menos gorduras saturadas, sabia? Um animal criado à base de ração geneticamente modificada, soja e milho, por exemplo, provavelmente vai crescer e engordar mais rapidamente. Contudo, vai carregar enormes quantidades desse tipo de gordura, considerada nada saudável para o organismo humano.
Por outro lado, porquinhos livres, alimentados com pasto natural, costumam ter mais gordura monoinsaturada (a mesma do azeite), sendo mais saudáveis. Por isso, tente optar por marcas naturais, que prezam pelo bem-estar animal.
O ideal é deixar seu bacon ao ponto. Isso porque se muito bem passado, substâncias presentes nele (os nitratos) se transformam em nitrosaminas, compostos cancerígenos. Por outro lado, se mal passado, há chance de contaminação por Taenia solium, um parasita que transmite a doença teníase (que causa diarreia e enjoos).
Além disso, é sempre bom lembrar: o consumo de embutidos, como bacon, presunto e salsichas, deve ser eventual, e ficar longe da rotina diária. “Quanto menos refinados e embutidos, mais saudável uma alimentação é”, diz Dayse.
Leia também: Como comer bacon sem comprometer a dieta
Então, se você quiser preparar uma versão diferente do alimento em casa, a profissional ensina uma receita de bacon com cenoura. Confira:
Descasque as cenouras e corte-as em fatias finas (de forma longitudinal). Em seguida, misture todos os outros ingredientes, adicione as cenouras e mexa bem. Você pode deixar na geladeira de um dia para o outro para deixar o sabor mais intenso, ou então marinar por algumas horas. Por fim, leve ao forno preaquecido a 180°C por cinco minutos.
Leia também: Bacon faz mal para a saúde?
Mais uma opção fonte de proteína vegetal!
Corte o cogumelo em fatias finas (de forma longitudinal). Coloque o azeite em uma frigideira e ligue o fogo. Em seguida, toste as fatias de cogumelo de ambos os lados. Por fim, tempere com o sal e com a páprica.
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por algumas horas (ou então deixe na geladeira de um dia para o outro). Por fim, leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos (mexa de cinco em cinco minutos para não queimar).
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista e membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).