Rabanete: Conheça os benefícios do vegetal
O rabanete é uma raiz cultivada e consumida desde a Antiguidade, popular entre os gregos e os romanos. Seu sabor marcante, levemente adocicado e picante, é querido por muitas pessoas. Não só saboroso, suas propriedades são muito ricas e cheias de benefícios para a saúde, além de ser muito versátil.
Rico em fibras, o rabanete é também fonte de vitaminas, inclusive as do complexo B, e minerais, como cálcio, fósforo, cobre, zinco e ferro.
Não apenas a raiz pode ser aproveitada, mas também as folhas da hortaliça e seu broto. Sendo assim, todas as suas partes são altamente nutritivas.
Benefícios do rabanete
Combate a diabetes
Segundo um estudo promovido por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, o rabanete possui efeito anti-diabético, ou seja, suas propriedades são excelentes para o combate da diabetes e seus sintomas. Em suma, isso se deve ao seu forte potencial antioxidante e a melhora da regulação hormonal e metabólica.
Ajuda no emagrecimento
Por ser pouco calórico e rico em fibras, o rabanete é um excelente aliado do emagrecimento. Além disso, pode ser incluso em diversas receitas, incrementando-as com suas propriedades e promovendo maior sensação de saciedade.
Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Previne a retenção de líquido
Devido à ação diurética, o rabanete previne a retenção hídrica e evita, entre outras coisas, o aparecimento de celulites no corpo – alterações causadas pelo acúmulo celular de gordura, líquidos ou toxinas.
Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?
Como incluir o rabanete na dieta
Geralmente adicionado em saladas ainda cru, as possibilidades de consumo vão muito além! Outras possíveis maneiras de consumi-lo são, por exemplo:
- Assado
- Cozido
- Em conversa
- Na manteiga
- Por fim, ao creme
Além disso, é possível utilizar o rabanete para fins medicinais. Sendo assim, a poderosa raiz pode ajudar no tratamento de, por exemplo, problemas estomacais, sinusite, bronquite, bem como ajudar na prevenção do câncer e no tratamento de diabetes.