Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

Alimentação Bem-estar
01 de Fevereiro, 2022
Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

Pessoas que convivem com a hipertensão (a famosa “pressão alta”) precisam ter um cuidado redobrado com a alimentação. Isso porque alguns ingredientes, apesar de parecerem inofensivos, são capazes de piorar a condição se ingeridos em grandes quantidades. Por isso, uma dúvida muito comum é: quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre? Confira a resposta:

Leia também: Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre

O que é pressão alta?

Atualmente, a pressão arterial é “normal” quando está em até 130/85 mmHg. Acima de 140/90 mmHg, a pessoa já é considerada hipertensa. O primeiro número diz respeito à força que o coração faz para expulsar o sangue de dentro dele e levá-lo a todo o restante do corpo. O segundo, por outro lado, é a pressão do coração quando ele está “relaxado”. Se os dois números estão muito altos, o órgão fica sobrecarregado.

A enfermidade é multifatorial. Ou seja, em 95% dos casos, é impossível apontar uma única causa para o problema. Isso porque a hipertensão está muito relacionada aos hábitos de vida (sedentarismo e alimentação ruim), à hereditariedade e ao sobrepeso. Somente em 5% dos casos, existe alguma outra doença que causa o problema.

Costumes alimentares ruins são capazes de desencadear e agravar a “pressão alta”. Uma dieta rica em sódio, alimentos industrializados e carnes embutidas, por exemplo, é considerada maléfica para o hipertenso. Da mesma forma, até itens considerados saudáveis para a população geral devem ser consumidos com moderação (e com acompanhamento nutricional): é o caso de temperos termogênicos, condimentos e cafeína.

Leia também: Beber água muito gelada pode fazer mal à saúde?

É por isso que muita gente fica em dúvida sobre o chá de gengibre. A seguir, especialista esclarece:

Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

Boa notícia: a ciência indica que sim. Em artigo publicado em maio de 2016 no Nutrition Journal, pesquisadores chineses avaliaram os efeitos do alimento sobre os riscos de hipertensão e doenças coronarianas. Para isso, foram utilizados 4628 participantes com idades entre 18 e 27 anos. Como resultado, os cientistas concluíram que o gengibre possui propriedades com potencial preventivo contra doenças cardíacas crônicas, diminuindo o risco de hipertensão.

“Por ter compostos fenólicos na sua composição (com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), o alimento facilita a dilatação e o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que também é útil para prevenir trombose, AVC e outros problemas cardiovasculares (aterosclerose e infarto, por exemplo)”, diz a nutricionista Juliana Vieira.

Contudo, isso não quer dizer que está liberado beber litros e litros de chá de gengibre por dia sem consultar o seu médico antes, viu? E muito menos trocar o remédio tradicional pela bebida. Isso porque cada caso é um caso, e na dúvida, procure o seu especialista.

Fonte: Juliana Vieira, nutricionista.

Que tal incluir os benefícios do chá de gengibre no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Bom Humor, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora dos estados de irritação e estresse. Sua composição contém camomila, canela, melissa, erva-doce, gengibre, capim cidreira e rosa silvestre. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva