Hábitos para adotar agora e mudar a sua vida para sempre

Bem-estar Equilíbrio
29 de Julho, 2021
Hábitos para adotar agora e mudar a sua vida para sempre

Todos nós temos hábitos — saudáveis ou não. Seja escovar os dentes ao acordar ou comer um docinho depois do almoço, algumas das nossas ações são repetidas com frequência, e feitas no automático. Contudo, quando a gente percebe que essas atitudes recorrentes não estão fazendo bem para a nossa saúde, será que é possível mudá-las?

O episódio de estreia do podcast De bem com você, da Vitat, busca discutir exatamente isso. Nele, a apresentadora Cris Dias conversa com a nutricionista Carolina Pimentel e com a influenciadora Milla Monteiro sobre como mudar de hábitos rumo a uma vida mais saudável. Ainda não viu? Então não deixe de conferir:

Conheça as convidadas

hábitos saudáveis

Carol Pimentel é formada em Nutrição, e conta que sempre procurou adotar atitudes benéficas justamente para servir de exemplo às outras pessoas. Ela mesma, inclusive, já teve vícios que precisou mudar. “Eu entendi que precisava incorporar os bons hábitos na minha rotina para poder sensibilizar os pacientes.”

Mila Monteiro, praticante de yoga desde os 13 anos, é influenciadora digital, e sua carreira é focada em incentivar a busca pelo equilíbrio (mental e físico). “Yoga promove caminhos para a transformação interior e a prática no tapete é apenas uma parcela do estilo de vida promovido pela atividade.”

Dicas para adotar hábitos mais saudáveis

No bate-papo, as convidadas listaram o passo a passo essencial para adotar hábitos mais saudáveis:

Identificar o mau hábito

Pode parecer óbvio, mas é muito importante: a primeira etapa é trabalhar o autoconhecimento e tentar descobrir quais atitudes no dia a dia você deseja transformar. “A mudança só acontece quando você entende que o hábito faz mal e existe, em você, uma vontade de querer mudar”, afirma Carol.

Busque ajuda para adotar alguns hábitos saudáveis

“Às vezes, a gente precisa do apoio da família e de ajuda especializada, que sugerirão modelos de intervenção para a transformação acontecer. Sentir-se acolhido é essencial”, explica Mila.

Permita-se “errar”

De acordo com Mila, é importante lembrar: não há problema nenhum em comer uma pizza ou beber um copo de refrigerante de vez em quando, mesmo se o seu objetivo for uma alimentação mais saudável. Isso porque o segredo por trás de tudo é o equilíbrio. “Ter a rotina é justamente o que permite sair dela. Os descansos fazem parte — um break na alimentação, na atividade física ou na mente, por exemplo. Isso porque até nessas horas a gente faz escolhas deliberadas para uma vida mais feliz”, diz.

Sobre o De bem com você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

Além disso, tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa