Quem amamenta pode tomar a vacina de Covid? E grávidas, puérperas e tentantes?

Gravidez e maternidade Saúde
16 de Agosto, 2021
Quem amamenta pode tomar a vacina de Covid? E grávidas, puérperas e tentantes?

Quem amamenta pode tomar a vacina do Covid? E no caso de gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), tentantes (que estão tentando engravidar) e lactantes? É natural surgirem alguns questionamentos sobre o assunto.

No começo de julho, por exemplo, o Ministério da Saúde publicou novas orientações a respeito da vacinação para esse público-alvo. De acordo com o Governo, grávidas sem comorbidades e puérperas podem, sim, receber os imunizantes — desde que sejam as da Pfizer ou da CoronaVac, que não possuem vetor viral.

Contudo, e antes de partir para o postinho mais próximo, a ginecologista, obstetra e mastologista Mariana Rosario explica melhor a questão. “É fundamental que todas as mulheres se informem corretamente e sempre consultem um obstetra, que poderá avaliar a condição de saúde de cada uma delas, individualmente”, diz.

Leia também: Posso me exercitar depois de tomar a vacina? Saiba mais

Quando as gestantes devem tomar a vacina?

“Eu indico que a vacinação para gestantes ocorra sempre depois do primeiro trimestre de gestação. No começo da gravidez, o corpo está em adaptação ao processo de implantação do embrião e, além disso, todo o sistema imunológico está voltado à concepção e à embriogênese.

Então, incluir mais um evento imunológico nesse contexto pode sobrecarregar o organismo. É importante, ainda, que mulheres com comorbidades sejam orientadas pelos seus obstetras.”

Leia também: O que comer antes e depois de tomar a vacina de COVID-19

Quem está grávida ou amamenta pode tomar a vacina do Covid? Qual é a mais indicada?

“A CoronaVac, por exemplo, é composta pelo vírus SARS-CoV-2 inativado (morto). Ele é incapaz de se multiplicar, mas estimula o nosso sistema de defesa a produzir fatores de proteção contra a doença. É a vacina que eu indico para minhas pacientes tomarem porque ela tem uma estrutura semelhante à vacina da gripe, já adotada para gestantes. Além disso, o Ministério da Saúde também considera segura a vacina da Pfizer, que não possui vetor viral.”

Leia também: Posso beber depois de tomar a vacina de Covid-19?

Puérperas podem ser vacinadas?

“As mulheres que tiveram filhos e não foram vacinadas na gestação podem [e devem!] ser vacinadas a qualquer momento.”

Quem amamenta pode tomar a vacina do Covid? Quanto tempo depois?

“Sim, a mulher pode amamentar seu filho depois de vacinada, no mesmo dia em que se vacinou, e mesmo com efeitos colaterais causados pela vacinação.”

Leia também: Dicas para aliviar as reações depois da vacina de Covid-19

Quanto tempo depois de tomar a vacina é preciso esperar para engravidar?

“Aqui, cada caso é um caso, porque varia conforme o tempo que a mulher tem para engravidar:

  • Pacientes com reserva ovariana baixa, quase na menopausa ou que passarão por procedimento de fertilização assistida, devem realizar o procedimento/engravidar e, depois, serem vacinadas;
  • Quem foi vacinada com a Coronavac, Pfizer ou Janssen precisa esperar dois meses depois da segunda dose para iniciar as tentativas de gravidez, conforme indicações de infectologistas e obstetras – porque não há estudos oficiais sobre o tema;
  • Quem foi vacinada com Astrazeneca deve esperar seis meses após a segunda dose para se vacinar – também conforme indicações de infectologistas e obstetras – porque não há estudos oficiais sobre o tema.”

Leia também: Posso pegar Covid-19 mesmo após tomar as duas doses da vacina?

Fonte: Mariana Rosario, ginecologista, Obstetra e Mastologista. CRM- SP: 127087. RQE Masto: 42874. RQE GO: 71979

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

doação de óvulos qualidade dos óvulos
Gravidez e maternidade

É possível melhorar a qualidade dos óvulos de uma mulher?

O DNA dos óvulos que uma mulher libera ao longo da vida forma-se antes mesmo do nascimento dela. Mesmo assim, é possível melhorar a qualidade dos