Cuidados com idosos no inverno devem ser redobrados

Saúde
30 de Julho, 2021
Cuidados com idosos no inverno devem ser redobrados

O inverno é a estação responsável pelas temperaturas mais baixas do ano. Por isso, os cuidados com idosos devem ser redobrados a fim de evitar as doenças decorrentes do frio — ainda mais em tempos de pandemia.

“Com as baixas temperaturas e o tempo seco, os idosos estão mais propensos às doenças de inverno. Principalmente as de vias respiratórias, como resfriado, gripe, sinusite e rinite. Geralmente, os ambientes costumam ficar fechados (para evitar a dissipação do calor), promovendo contaminações por vírus, bactérias e germes”, informa Joely Luiza Malachia, enfermeira especialista e coordenadora de Qualidade da Cora Residencial Senior.

A vacina contra a influenza, por exemplo, é essencial. “Deve ser uma preocupação real, uma vez que os idosos contraem gripes e resfriados durante o inverno com mais facilidade. Por isso, cuidadores e familiares com idosos em casa, fiquem atentos ao calendário. Mesmo com a pandemia, a vacinação contra a gripe é necessária”, afirma a especialista.

Além disso, a circulação do ar em ambientes fechados somada às baixas temperaturas da própria estação acabam criando o risco de hipotermia, que é a baixa temperatura corporal. E aí está o perigo: quando o corpo está aquém da temperatura ideal, pode causar arritmias cardíacas, infarto e outras doenças relacionadas ao coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal fica abaixo de 36,8 graus. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Porém, em fases mais avançadas, o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Principais cuidados com idosos no inverno

  • Promova uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes e verduras;
  • Mesmo que o idoso não tenha sede, incentive a ingestão de líquidos, como água, sucos e vitaminas, além de bebidas quentes (chás, sopas e caldos, por exemplo);
  • Com o clima seco, é necessária a hidratação diária da pele para evitar o ressecamento e a sensibilidade;
  • Estimule o uso de roupas e acessórios adequados para a estação, que devem ser quentes e aquecidos. Gorros, toucas, meias, mantas e cobertores são bons exemplos;
  • O banho de sol é essencial para que o corpo mantenha a produção de vitamina D, pois a falta dessa substância enfraquece os ossos, aumentando, desse modo, o risco de quedas;
  • Recomende atividades (individuais ou em grupo) físicas e exercícios de alongamento;
  • Garanta que o idoso tenha acompanhamento médico regular, principalmente se ele for portador de hipertensão arterial, diabetes ou outras condições crônicas.

Leia também: Como evitar crises alérgicas no inverno

Fonte: Joely Luiza Malachia, enfermeira especialista e coordenadora de Qualidade da Cora Residencial Senior.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais