9 fatos sobre alimentação que muita gente não sabe

Alimentação Bem-estar
24 de Maio, 2021
9 fatos sobre alimentação que muita gente não sabe

A nutrição saudável é muito importante para a nossa qualidade de vida. “Uma dieta equilibrada, com diversidade de alimentos, fornece ao organismo energia para as atividades diárias, incluindo as cerebrais. Além disso, fortalece o sistema imunológico”, afirma a médica nutróloga Marcella Garcez. Contudo, será que você realmente está por dentro de todos os fatos sobre alimentação a seguir? Leia para conferir:

9 fatos sobre alimentação

1 – Variedade no prato é essencial

Apostar em um cardápio colorido garante uma boa quantidade de nutrientes para o corpo. Por isso, a especialista dá alguns exemplos de tons que você deve apostar:

  • Itens verde-escuros: espinafre, brócolis, alface, agrião e couve. “Fontes de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico, vitamina K e clorofila”;
  • Alaranjados: mamão, caju, damasco e caqui. “Contêm betacaroteno, vitamina A e vitamina C”;
  • Vermelhos: morango, tomate, cereja, melancia e goiaba. “Fontes de licopeno, antocianina e vitamina C”;
  • Roxos: uva, ameixa, mirtilo, jabuticaba, açaí e berinjela. “Ricos em antocianina e resveratrol”;
  • Marrons: Nozes, castanhas, cevada, centeio, leguminosas (grão-de-bico, feijão, lentilha, soja) e cereais integrais. “Cheios de selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B.”

2 – Moderação é a chave contra restrições radicais

Moderação é o ato de evitar extremos. “Quando você adquire consciência alimentar, torna-se desnecessário realizar dietas excessivamente restritivas”, explica a médica. Segundo ela, ao conhecer o seu corpo e entender seus limites, você adquire o hábito de comer de acordo com as necessidades do organismo.

3 – Fatos sobre alimentação: Natural não significa necessariamente saudável

A nutróloga explica que um alimento pode ser natural, orgânico ou sem glúten, mas rico em açúcar, gordura ou pobre em fibras, por exemplo. “Por isso, é muito importante que o consumidor leia sempre os ingredientes dos rótulos.”

Leia também: Alimentos que parecem saudáveis — mas são vilões

4 – Apenas um único alimento ou nutriente nunca é o problema

“É improvável que um alimento sozinho cause problemas de saúde ou seja o único responsável pelo aumento do peso. Geralmente o motivo é o conjunto, e não a ingestão de apenas uma coisa específica”.

Com exceção das alergias e das intolerâncias: nesses casos, de fato, uma única substância traz prejuízos. E, portanto, deve ser eliminada da dieta.

5 – Comer o alimento in natura é sempre melhor!

Marcella afirma que os suplementos nutricionais podem até ter o seu papel. Entretanto, eles não substituem hábitos alimentares adequados. “Algumas substâncias vegetais (polifenóis, por exemplo) não aparecem em suplementos nutricionais. Por isso, o uso de vitaminas pode até ser extremamente benéfico. Mas jamais deve substituir a alimentação.”

6 – Os carboidratos não necessariamente te fazem engordar

Carboidrato é o nutriente que fornece energia para o corpo. A Marcella explica que, sem ele, as nossas funções vitais podem ficar prejudicadas e o corpo pode armazenar um estoque extra de gordura. “Os tipos corretos – como integrais, raízes, cereais, feijões, legumes e verduras –, por outro lado, não engordam e trazem vantagens ao organismo se em quantidades adequadas”, complementa.

7 – A proteína também pode ajudar a perder peso

Proteínas de boa qualidade são necessárias para a manutenção da massa magra. Já as gorduras boas são importantes para promover saciedade, aumentar a absorção de nutrientes e garantir o equilíbrio dos hormônios.

8 – Fatos sobre alimentação: Comer rápido faz mal

Não mastigar o suficiente faz com que o estômago não tenha tempo de enviar sinais ao cérebro de que está cheio. Assim, essa prática pode ter consequências, como aumento de peso, má digestão, barriga inchada, aumento do risco de doenças cardíacas e de diabetes.

9 – Acompanhamento profissional deve ser prioridade

De acordo com Marcella, a ajuda profissional pode atender melhor as individualidades do seu corpo.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!