Qual o melhor suco para secar a barriga? O que você precisa saber

3 de agosto, 2022

Eliminar o inchaço, promover a queima de gordura na região abdominal e, ainda, desintoxicar o corpo. Essa é a promessa do suco para secar a barriga, cujas receitas podem ser encontradas com diferentes ingredientes na internet. Mas será que ele funciona? Qual o melhor suco para secar a barriga? Confira o que a ciência já descobriu:

Qual o melhor suco para secar a barriga? 

Esse tipo de bebida, geralmente, leva frutas, verduras e até algumas sementes. Todos eles carregam vitaminas e minerais que beneficiam a saúde como um todo, e podem ajudar a prevenir doenças como pressão alta e diabetes.

De acordo com uma revisão de estudos, sucos de frutas e vegetais (especialmente aqueles que misturam os dois) dão uma mãozinha ao organismo para controlar a pressão e o colesterol no sangue.

Além disso, os vegetais são fontes de compostos com propriedades antioxidantes. Eles combatem a ação dos radicais livres no corpo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico.

Ou seja, no geral, sucos naturais são saudáveis, principalmente se não forem adoçados. Mas vale lembrar que eles carregam menos fibras do que as frutas e as verduras in natura, já que são coados.

Leia também: Beber chá é a nova tendência

Qual o melhor suco para secar a barriga?

Que esse tipo de bebida é saudável e pode fazer parte do seu cardápio, você já entendeu. O problema é que, com frequência, aparecem discursos na internet e nas redes sociais afirmando que determinadas receitas são capazes de nos fazer emagrecer a barriga.

A gordura que fica estocada na região abdominal pode ser extremamente prejudicial à saúde — isso porque aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças, como as cardíacas. Será, então, que um simples suco seria capaz de acabar com ela?

Em um pequeno estudo, pesquisadores mostraram que uma dieta curta (de três dias) feita apenas com suco alterou a microbiota intestinal (para melhor) de 20 pessoas saudáveis e resultou em uma perda de peso, que continuou após o término do experimento. Analisando dessa forma, o suco para secar a barriga até parece animador.

Mas, algumas ressalvas precisam ser feitas. Por exemplo, ter um intestino saudável é realmente importante para quem está buscando emagrecer — e para muitos outros aspectos da nossa vida, incluindo a saúde mental. Mas, provavelmente, a perda de peso durante dietas líquidas ocorre por conta da restrição de calorias. Se não feita com orientação profissional, pode gerar sintomas nada agradáveis e até deficiências nutricionais.

Por fim, vale lembrar: a perda de peso geralmente acontece no corpo como um todo, e não em uma área específica, como a barriga. Infelizmente, não podemos dizer ao organismo qual local ele deve “secar” primeiro — algumas vezes, a gordura abdominal é até a última a ir embora.

Tem efeito detox?

Ainda faltam evidências científicas para embasar a ideia de que o suco seca-barriga realmente filtra as toxinas do corpo. Os estudos clínicos ainda são pequenos, e a maioria foi feita em animais.

Mas, não precisa se preocupar. Pois, o nosso próprio organismo tem um sistema de eliminação de substâncias indesejadas. Fígado, rins, intestino, pulmão e até a pele são órgãos treinados para filtrar e/ou eliminar tais compostos.

E é claro que você pode ajudar o corpo com uma alimentação mais natural (incluindo sim, os sucos, mas também alimentos in natura, grãos, sementes e legumes), a prática de atividade física e também bebendo água.

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.