Quais são as melhores proteínas para quem quer emagrecer?
Você sabia que as proteínas são muito importantes para quem quer emagrecer? Isso mesmo! Elas nada mais são do que moléculas formadas por aminoácidos, e têm papel importante na formação de células, tecidos e hormônios, além da construção e da manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. Mas não para por aí!
A seguir, a nutricionista Dani Borges, do Rio de Janeiro, elenca outras vantagens do macronutriente:
Benefícios das proteínas para emagrecer
Difícil de digerir
“A proteína pode auxiliar no processo de emagrecimento por ter um fator térmico alto — que trata-se da capacidade de metabolização e absorção de determinados alimentos”, explica a nutricionista Dani Borges, do Rio de Janeiro.
Isto é, todos os alimentos têm fator térmico, que pode ser traduzido como a quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir algo. E de todos os grupos, as proteínas saem na frente: ou seja, gastamos mais calorias para absorvê-las!
Aumenta a saciedade
“Esse alimento é um dos que mais gera saciedade, diferentemente do que muitos pensam.”
Promove o ganho de massa muscular
Outro ponto positivo das proteínas: elas contribuem para a manutenção da massa muscular. “Isso é muito bom, porque evita a flacidez. E se, além disso, você adotar a musculação, pode melhorar a composição do corpo: isto é, perde gordura, mas ganha músculos”, diz Dani Borges.
Leia também: Água de aveia com gengibre emagrece?
Proteínas para emagrecer: quais as melhores opções?
A nutricionista indica aquelas que concentram pouca gordura saturada. Por exemplo: peito de frango, atum, tilápia, patinho e ovo. Se você é vegano ou vegetariano, ela cita soja e whey vegano.
Quanto consumir?
A nutricionista recomenda consultar um especialista nesse caso. Isso porque a quantidade ideal depende de muitos fatores, como idade, altura, peso e corpo. “Além disso, quanto mais músculos a pessoa tem, mais proteínas vai precisar”, complementa.
Contudo, a profissional explica que, para uma pessoa que não pratica atividade física, o volume necessário tende a girar em torno de dois gramas de proteínas para cada quilo de peso corporal por dia. Ou seja, se você pesa 60 quilos, vai precisar comer cerca de 120g do macronutriente por dia.
Fonte: Dani Borges, nutricionista do Rio de Janeiro.