Pós-bióticos: O que são, benefícios e como consumir
Você já deve ter ouvido falar nos alimentos prébióticos e os probióticos, mas e os pós-bióticos? Pós-bióticos são, basicamente, altamente benéficos para o tratamento de, por exemplo, condições inflamatórias, visto que são capazes de aliviar o processo de inflamação.
De forma resumida, os pós-bióticos são um subproduto dos probióticos, pois obtidos a partir da fermentação deles. Quando fermentados e alimentados com moléculas fibrosas, os próbióticos originam os pós-bióticos, cujas propriedades são capazes de ajudar na regulação do microbioma intestinal.
Segundo recentes pesquisas, esses alimentos têm se mostrado altamente benéficos para a saúde do intestino e auxiliam (e muito) no processo digestivo.
Benefícios dos pós-bióticos
Redução de inflamações no intestino
Não é incomum que muitas pessoas sofram com inflamações no sistema digestório e, mais especificamente, no intestino. Por isso, o pós-biótico pode ser muito benéfico nesses casos. Eles são usados, por exemplo, em casos de diagnóstico de Síndrome de Intestino Irritável, um distúrbio intestinal que causa causa dor na barriga, gases, diarreia e constipação.
Leia também: Probióticos e prebióticos: Qual a diferença?
Protege a saúde da pele
Dermatose é o nome genérico dado à doenças que atingem a pele. Nesse sentido, esses alimentos ajudam a aliviar os sintomas dessas doenças, a exemplo da dermatite.
Leia mais: Probióticos: O que são e como consumir
Protege os olhos
Não só, eles também ajudam a proteger a saúde dos olhos, visto que muitas doenças que os atingem são causados por processos inflamatórios. Entre essas doenças, destaca-se a conjuntivite.
Alivia os efeitos da poluição sobre o corpo
É comum estarmos em contato com uma grande quantidade de poluição presente na atmosfera, especialmente nos grandes centros urbanos. Felizmente, os pós-bióticos ajudam a proteger dos efeitos desses poluentes, que podem afetar o organismo e prejudicar a saúde. Assim, suas propriedades combatem possíveis efeitos colaterais provocados pela poluição – inclusive o aparecimento de acne na pele.
Leia mais: Alimentos ricos em probióticos – além do iogurte
Fontes de pós-bióticos
Você pode aumentar naturalmente a produção de pós-bióticos incluindo certos alimentos em sua dieta, especialmente aqueles com prebióticos e probióticos. Algumas das melhores fontes de alimentos e suplementos para aumentar a concentração pós-biótica incluem: