Spirulina emagrece? Conheça todos os benefícios do suplemento

Alimentação Bem-estar
14 de Março, 2023
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Spirulina emagrece? Conheça todos os benefícios do suplemento

A spirulina tornou-se um suplemento popular por seus inúmeros benefícios e pela alta concentração de proteínas. Embora pareça uma novidade no mercado, a substância é utilizada há milhares de anos. Há registros históricos do uso da iguaria pelos astecas e alguns povos da África, como os canembus, a utilizam na alimentação. 

A seguir, saiba tudo sobre a spirulina, formas de uso, benefícios e outras informações importantes.

Veja também: Brasileiros trocaram refeição por salgado nos últimos anos

O que é a spirulina?

A spirulina é um composto feito a partir de cianobactérias, um tipo de micro-organismo de cor verde-azulada capaz de fazer fotossíntese e considerada um ótimo suplemento alimentar.

Como já dito, suas propriedades benéficas pela saúde são reconhecidas há muito tempo. Além disso, o suplemento já integrou a alimentação de programas da NASA, agência do governo americano de exploração e missões no espaço.

Quais são os benefícios do suplemento?

Isso se deve ao fato da spirulina ser fonte de diferentes nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. “Ela também é frequentemente usada como fonte vegana de proteína, pois apresenta entre 50% e 70% dessa substância”, complementa a nutricionista Clarissa Hiwatashi Fujiwara, mestre em ciências pela USP e membro do Nutrition Science (NutS).

A spirulina também é uma boa fonte de betacaroteno, vários minerais e ácido gama linolênico, um ácido graxo essencial para a saúde.

Mas, o destaque vai para as altas quantidades de vitamina B12. O nutriente é responsável por ajudar no funcionamento do cérebro e pela formação de células vermelhas, fundamental para combater a anemia. 

Disponível em cápsulas, comprimidos e em pó, a spirulina é ingrediente de diversos alimentos com proposta funcional. Por exemplo, bebidas, barrinhas de cereal, shakes, cereais e outros produtos.

Veja os benefícios do suplemento para a saúde:

Ótima opção para veganos e vegetarianos

Por ser uma fonte potente de B12, presente em produtos de origem animal, a spirulina acaba sendo um ótimo recurso para veganos e vegetarianos estritos. Então, se você segue uma dieta desse estilo, converse com seu nutricionista sobre a inclusão do suplemento na rotina.

Pode proteger o sistema nervoso

“A spirulina possui ainda diversos componentes bioativos, principalmente a ficocianobilina, que propicia efeitos antioxidativos e anti-inflamatórios. Há estudos que encontraram evidências de que ela pode ter efeito positivo na saúde neurológica por proteger contra os radicais livres”, aponta Clarissa. 

Embora faltem estudos que comprovem a ação do composto em alguns cenários, o produto pode ser um aliado na prevenção de doenças neurodegenerativas. 

Todavia, já existem pesquisas que sugerem seu poder para acelerar a quebra de gorduras e a glicose no sangue – ação que reduz os níveis de lipídeos no fígado e oferece proteção contra doenças cardiovasculares. 

Aumenta a disposição

Quando está associada a uma alimentação saudável, a spirulina pode, sim, conferir mais energia. O motivo é — de novo, elas — a concentração de proteínas. Porém, o crédito também vai para a ação prebiótica da cianobactéria. Ou seja, a substância estimula a produção de bactérias boas da flora intestinal. 

Como resultado, o organismo trabalha melhor, impactando no ânimo para um dia a dia de muits tarefas.

Perguntas frequentes

A spirulina emagrece?

A spirulina também costuma ajudar no processo de emagrecimento, sobretudo pela alta concentração de proteína. Isso auxilia na sensação de saciedade, diminuindo o consumo de calorias. 

Todavia, Clarissa informa que os efeitos da substância na perda de peso ainda são controversos: “faltam evidências para sua recomendação e deve-se ressaltar que o mais importante é manter hábitos de vida saudáveis, que aliam dieta equilibrada à prática regular de atividade física e sono de boa qualidade”.

Posso tomar o suplemento para ganhar massa muscular?

Sim, principalmente se você seguir uma dieta vegetariana ou vegana. Dessa forma, o aporte de proteínas consegue ser suficiente para a construção muscular. Mas, lembre-se de que um único produto não opera milagres e a dica é a mesma da dúvida sobre emagrecimento.

Para conquistar o shape, invista em uma alimentação especial, assim como treinamento e descanso adequados. 

Como tomar?

A ingestão pode variar conforme os objetivos e necessidades individuais. De forma geral, a recomendação varia entre 1 g a 8 g diárias. Já a maneira de consumir é bem versátil: cápsulas, comprimidos e em pó. A última versão cabe em receitas diversas, como vitaminas, mingaus e sucos. 

Contraindicações

“Evidências sugerem que a spirulina não representa um risco à saúde, embora possa existir potencial contaminação por metais pesados como mercúrio, cádmio, chumbo e arsênico”, alerta a nutricionista.

Ainda que não traga prejuízos, gestantes e lactantes, crianças, pessoas com hipertireoidismo e alérgicos a frutos do mar devem evitar a spirulina. 

Vale ressaltar, por fim, a importância de sempre consultar um médico ou nutricionista antes de começar a tomar qualquer suplemento, inclusive a spirulina. 

Referências: Harvard Health Publishing; Mayo Clinic; e Cleveland Clinic.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

bebê pode comer camarão
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade

Bebê pode comer camarão? Pediatra explica

Crianças podem ser introduzidos a frutos do mar a partir dos 6 meses de idade, segundo a SBP

lanches vegetarianos
Alimentação Bem-estar

Lanches vegetarianos nutritivos e deliciosos

Conheça algumas opções de lanches vegetarianos nutritivos e muito deliciosos.

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite