Plantas para perfumar a casa e seus benefícios para a saúde

Bem-estar Casa
10 de Junho, 2022
Plantas para perfumar a casa e seus benefícios para a saúde

Contar com plantas para perfumar a casa tem mais benefícios do que se imagina. Entrar em casa e sentir um bom cheiro automaticamente traz sensação de bem-estar, certo? Mesmo que seja um importante passo na limpeza, deixar o ambiente perfumado vai além da higiene e também melhora o humor. Para quem busca opções naturais, não é preciso se render a cheirinhos artificiais.

Em 2019, um estudo feita pela Sociedade Americana de Ciência da Horticultura mostrou que ter plantas por perto faz bem para a saúde. Sendo assim, muitas plantas são usadas como parte da aromaterapia, método que usa os perfumes e cheiros em óleos essenciais para melhorar problemas físicos e psicológicos. 

Leia também: Como usar as flores na alimentação?

Plantas para perfumar a casa: Alecrim

Além de deixar a casa incrivelmente perfumada, o alecrim também é perfeito para incrementar as receitas em casa. Entretanto, visualmente, a planta tem aparência simples e não é tão atrativa. Contudo, o cheiro que exala compensa na hora de decidir uma planta parar perfumar o ambiente. Cuidar desta planta é fácil, é preciso de terra, seja no vaso ou no jardim, sol, brisa e um pouco de água. 

O alecrim melhora a digestão, combate o cansaço mental, protege o fígado, combate a circulação, ajuda no controle da diabete e serve como antibiótico natural e diurético. 

Dama-da-noite

Com grandes flores, a dama-da-noite é uma ótima planta se você tem um belo jardim ou quintal. Elas florescem durante a primavera e o verão, e o perfume desta flor é bem conhecido e popular por ser delicioso.

Além disso, o chá de dama-da-noite, feito com os botões florais, brotos e caules, ajuda a asma, tosse, depressão, insônia, dores e cefaleia.

Plantas para perfumar a casa: Jasmim

O jasmim é muito popular no Brasil. Usado em diversas ocasiões, a planta pode trazer um ótimo cheiro para o ambiente. Dessa forma, é possível encontrá-la em três cores: amarelo, branco e rosa. 

O chá de jasmim é antioxidante, analgésico e antisséptico, ótimo para enriquecer o sistema imunológico e prevenir inflamações. 

Lavanda

Conhecidas pelo seu perfume, as lavandas são muito cheirosas e deixam toda a casa com um ar delicioso. Assim, cultive a planta em vasos ou em jardins. Deixe-a em local com bastante sol, não exagere na água e evite o uso de fertilizantes. 

A lavanda pode ser parte da aromaterapia ou chás, servindo como anti-inflamatória e antidepressiva. Além disso, ela previne problemas no útero e bexiga.

Plantas para perfumar a casa: Limoeiro 

Especialmente no verão, ter contato com cheiros bem refrescantes é muito satisfatório. Por isso, o limoeiro é uma ótima opção para se ter em casa e perfumar todo o ambiente. Além disso, ele é outra planta que pode ir na cozinha. Dessa forma, você ganha o cheirinho fresco e também ótimas limonadas. Para cuidar é simples, deixe em local com sol e dê água duas vezes por semana. 

Por fim, do limoeiro, quase tudo pode ser aproveitado. A folha e as frutas podem servir para o preparo de chás e ajudam a melhorar infecções de garganta ou respiratórias. Em alguns casos, o cheiro forte da fruta também ajuda a desentupir as vias nasais. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino