Ter flores por perto faz bem para a saúde, dizem estudos

Bem-estar Casa Equilíbrio
26 de Novembro, 2019
Ter flores por perto faz bem para a saúde, dizem estudos

Enviar flores para o seu amigo doente ou triste pode ser um presente universal, mas o gesto emocionante é realmente mais útil do que se pensa. 

As flores são mais do que apenas um perfume doce: pesquisas recentes sugerem que elas também podem ter efeitos seriamente positivos na saúde.

A Sociedade Americana de Ciência da Horticultura realizou um estudo avaliando se as plantas podem ter influências terapêuticas em pacientes cirúrgicos. Os resultados são honestamente chocantes. Noventa pacientes que tiveram apendicectomias foram divididos em salas floridas ou sem plantas. Assim, aqueles em áreas com algum tipo de flor tiveram uma experiência muito mais positiva em geral do que aqueles que não tiveram.

O que constatou a ciência

De acordo com a análise, aqueles expostos a flores apresentaram pressão arterial e batimentos cardíacos mais baixos, classificações mais baixas de dor, ansiedade e fadiga e sentimentos mais positivos e maior satisfação com seus quartos do que os pacientes sem as plantas. 

Dessa forma, os resultados desta pesquisa sugerem que as flores podem ser “remédios complementares” para a recuperação de pacientes. Entretanto, seria necessário mais estudo para avaliar como ter flores por perto afetaria as pessoas que lidam com outros tipos de cirurgias.

Leia também: Benefícios da acupuntura para o cérebro

Também, buquês de flores podem nos fazer sentir menos estressados, de acordo com um estudo publicado no periódico especializado Complementary Therapies In Medicine. A pesquisa deu a mulheres um vaso novo de rosas para seus dormitórios. Os resultados concluíram que as pessoas se sentiram mais relaxadas e sem estresse do que antes. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo um exercício de ombros no aparelho da academia
Bem-estar Movimento

A ordem dos exercícios no treino importa? Personal explica

Trocar a ordem dos exercícios durante o treino de vez em quando pode até não fazer diferença, mas fazer isso com frequência pode impactar os resultados

Suchá detox
Alimentação Bem-estar

Suchá detox de verão: nutricionista ensina 2 receitas para desinchar

Veja receitas com melão, abacaxi, gengibre e hortelã, além de seus benefícios

Afundo ou passada
Bem-estar Movimento

Afundo ou passada: qual é o melhor exercício para os glúteos?

Ambos os exercícios podem trazer benefícios para os membros inferiores