Acupuntura: Os benefícios da técnica para o cérebro

Bem-estar Equilíbrio
21 de Novembro, 2019
Acupuntura: Os benefícios da técnica para o cérebro

acupuntura, uma técnica milenar descoberta pela Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na aplicação de diversas agulhas espalhadas em uma região do corpo, e serve para tratar doenças físicas ou emocionais como a enxaqueca, sinusite, asma, artrite, e também melhora o sistema imunológico. Assim, esse processo estimula os chamados “acupontos”, despertando canais de energia e promovendo equilíbrio e saúde. 

Os pontos onde as agulhas são colocadas tem conexões com várias regiões do cérebro e do sistema nervoso, desencadeando respostas sistêmicas gerais. Dessa maneira, traz melhorias para as áreas localizadas. 

Essa é uma técnica bastante segura, que utiliza agulhas esterilizadas e descartáveis. Ela é indicada para bebês, crianças, adultos, gestantes e idosos, ou seja, qualquer pessoa pode aproveitar suas vantagens.

Benefícios da acupuntura para o cérebro

Controle da dor

Alguns estudos confirmaram seus benefícios para dores crônicas, como por exemplo a dor de cabeça, dor nas articulações como a fibromialgia, dor nas costas, e também dores devido ao câncer.

Leia também: Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Melhora sono e a ansiedade

Outro ótimo benefício é que essa terapia pode induzir a ativação cerebral, melhorando em certas proporções os neurotransmissores, trazendo um relaxamento. Essa sensação de calma pode ajudar a dormir melhore diminuir o risco de crise de ansiedade.

Fluxo sanguíneo cerebral aumentado

A melhora do fluxo sanguíneo em geral pode ser um benefício da acupuntura, muito usado no tratamento da dor musculoesquelética local. Estudos dizem também que há o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. Esses novos vasos podem trazer um fluxo sanguíneo cerebral melhor, bem como a oxigenação do tecido cerebral.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Como escolher um bom profissional de acupuntura

A primeira dica na hora de escolher um bom profissional é garantir que ele seja habilitado para ser acupunturista. Além disso, é importante procurar um profissional que, antes de mais nada, atenda a pessoa como sendo única, que faça uma avaliação detalhada e que passe muita confiança.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor