Tomar água com limão emagrece?

7 de agosto, 2019

Tomar água com limão logo pela manhã não é o café da manhã dos sonhos de ninguém. Porém, a bebida se popularizou como uma grande aliada para impulsionar o metabolismo e acelerar o emagrecimento. 

Embora a alegação não seja necessariamente perigosa (afinal, é apenas água de limão), parece boa demais para ser verdade. Aqui, desvendamos se essa combinação é realmente o elixir de perda de peso mágico que as pessoas tanto buscam. 

“A água quente com limão por si só não causa perda de peso real”, diz a nutricionista Alissa Rumsey. “No entanto, se esta bebida está substituindo uma bebida mais calórica, como café com açúcar ou suco de frutas, isso resulta em um déficit calórico. Então, ela pode ajudar a perder peso”, acrescenta.

Leia também: Suco de limão para emagrecer

Beber mais água em geral e se manter bem hidratado durante todo o dia também ajuda a potencializar o emagrecimento.  “Nossos corpos interpretam a sede como fome, por isso, se você não está bebendo água suficiente, pode pensar que está com fome e conseguir um lanche extra quando realmente está com sede”, diz a especialista.

O limão deixa nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. Além disso, a bebida é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe.

O truque de limão pode ainda ajudar pessoas que não gostam do sabor da água a beber mais. Mas, você também pode mudar as coisas adicionando laranja, por exemplo. Ele também é ótimo para quem tem muita vontade de comer doce. Por ser azedo, estimula as papilas gustativas para esse sabor e diminui o desejo por açúcar. 

Como tomar água com limão

O recomendado é utilizar a água morna com o limão. Isso porque com a temperatura morna é possível ter uma melhor absorção dos nutrientes.

Porém, ao tomar a bebida com água gelada, a termogênese (gasto calórico para manter a temperatura do corpo) irá aumentar, causando uma melhora na queima de gorduras.

Uma coisa a ter em mente, porém, é que os limões (e frutas cítricas em geral) são ácidos, então se você está evitando alimentos ácidos por azia ou qualquer outro motivo, a água não é indicada. 

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.