Alimentos que melhoram o humor e a disposição

Alimentação Bem-estar
02 de Outubro, 2019
Alimentos que melhoram o humor e a disposição

Você já sabe que manter uma alimentação equilibrada faz bem à saúde do corpo. Mas, muito além disso, ela proporciona também um estado emocional mais saudável. 

Há, inclusive, uma tendência na gastronomia mundial conhecida como Mood Food que considera os benefícios dos alimentos para o humor e o bem-estar mental. 

A relação entre a comida e o humor é explicada pela ciência. Segundo Graziela Ferreira, coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário IESB, existe uma estrutura no meio do cérebro, chamada hipotálamo, que coordena grande parte das funções endócrinas. 

Ela é a área que nos dá a sensação de fome e recebe o feedback quando nos alimentamos, causando a saciedade. “Percebemos em nossas pesquisas clínicas que, nessa mesma estrutura, são formulados sentimentos como a raiva. Ou seja, ambas as sensações nascem no mesmo lugar”, detalha.

Por outro lado, o mesmo hipotálamo é a porção cerebral responsável pelo sentimento de calma e tranquilidade. “É por isso que ninguém briga depois de comer uma bela feijoada”, brinca a professora. 

“Da mesma forma, verificamos que ocorre uma busca por alimentos chamados comfort food quando a pessoa se sente mais deprimida ou triste. Há uma busca por comidas mais pesadas, calóricas, que trazem uma percepção de acalento, aconchego.” 

Comidas poderosas para o humor

A natureza está cheia de alimentos que podem ajudar a equilibrar nossas emoções. Nutrientes como magnésio, potássio, vitaminas C e do complexo B, por exemplo, ajudam a regular o sistema nervoso, reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono.

Esse superpoder vem do fato de que muitos alimentos têm ligação direta com a produção e estímulo de neurotransmissores. O trabalho desses mensageiros químicos é estimular a comunicação entre as células do corpo, agindo de forma direta no humor. 

Leia também: Como ter mais ânimo para malhar

Você já deve ter ouvido falar nos três neurotransmissores mais famosos: serotonina, dopamina e noradrenalina. 

O primeiro aciona a sensação de bem-estar, trabalha nas emoções e atua como sedativo e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina respondem pelo ânimo, energia e disposição.

E quais são os alimentos que disparam essas substâncias? As mais conhecidas são os aminoácidos como triptofano, tiramina e tirosina, os carboidratos, o ácido fólico, o cálcio, o selênio e os ácidos graxos. “Comidas mais ricas nesses nutrientes são importantes para a sensação de bem-estar. De forma geral, estamos falando de chocolate e açúcar, mas podemos optar por alimentos menos calóricos e mais saudáveis como a banana e o cacau”, afirma Graziela. 

A dica, entretanto, é ter uma alimentação equilibrada, que contemple diferentes grupos alimentares e focada em comida de verdade – o que significa mais alimentos in natura e menos processados. “É isso que vai ajudar você a ter uma vida mais saudável e feliz”, finaliza Graziela. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Alimentos mood food

Veja agora alimentos indicados para dar um gás no seu humor.

  • Ovos: ricos em vitaminas do complexo B, colaboram para o bom humor. Não vale exagerar no consumo, especialmente se você tem colesterol alto.
  • Carnes magras e peixes: além do alto valor proteico, fornecem triptofano, importante na luta contra a depressão. Invista em peixes como atum e salmão, que contêm ainda ômega 3.
  • Açúcar: consumido com moderação, estimula atividades cerebrais e eleva os níveis de serotonina.
  • Castanhas: fontes de selênio, um importante antioxidante. Atua sobre sintomas de depressão e diminui efeitos do estresse. 
  • Leite e derivados: proteína, cálcio e triptofano são seus principais ingredientes. São aliados do bom humor e do sistema nervoso central.
  • Banana: oferece boas quantidades de dopamina, o hormônio do prazer.
  • Chocolate: impossível não lembrar dele quando se fala em melhora do humor. Contém magnésio, que reduz o estresse e relaxa o sistema nervoso.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!