Piores alimentos para o metabolismo
O metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. Inclusive, é essencial para determinar se haverá ganho de peso ou emagrecimento no corpo. Muitos fatores contribuem para um metabolismo acelerado, incluindo a alimentação. Assim, da mesma forma que alguns alimentos trabalham a favor dos processos metabólicos, outros podem torná-lo mais lento e disfuncional.
Está difícil emagrecer mesmo seguindo a dieta e mantendo uma rotina de exercícios? Então, talvez seja hora de avaliar como anda o ritmo do seu metabolismo. Portanto, se quiser manter o metabolismo a todo vapor, passe longe dos alimentos abaixo.
Piores alimentos para o metabolismo
Doces e açúcar em geral
O açúcar pode provocar inflamações no organismo e, além disso, é prejudicial para o metabolismo. Ao consumir, por exemplo, doces ou refrigerantes, ambos ricos em açúcar, há o aumento da produção de cortisol e de insulina simultaneamente no corpo, o que causa a desaceleração metabólica.
Leia mais: Açúcar: Você sabe os efeitos que ele tem no corpo e saúde?
Farinha branca
A farinha branca, ingrediente base de pães, massa e bolos, por exemplo, é uma grande inimiga do metabolismo. Isso deve-se ao fato dessa farinha, ao ser processada, ter perdido todos os bons nutrientes como, por exemplo, antioxidantes e fibras. Portanto, na ausência de fibras, a digestão de alimentos preparados com farinha branca é mais lenta e, portanto, o metabolismo sofre desaceleração.
Leia mais: Melhores substitutos para a farinha de trigo
Soja processada
A soja é uma excelente fonte de proteína vegetal. Entretanto, a soja processada pode impactar negativamente a tireoide, glândula que regula a função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e os rins. Portanto, problemas na tireoide impactam (e muito) no funcionamento metabólico do corpo.
Leia mais: Proteína de soja é opção para substituir alimentos de origem animal
Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com cautela por muitos motivos. Basicamente, o consumo de álcool pode desacelerar o metabolismo e a queima de gordura em até 73% e, a longo prazo, isso certamente terá efeitos desagradáveis.
Iogurte tradicional
O iogurte tradicional costuma conter pouca quantidade de proteína, não contém probióticos e tende a ser rico em açúcar e gordura. Por isso, pode ser prejudicial ao metabolismo. Assim, dê preferência ao kefir.
Leia mais: Dieta do metabolismo rápido: O que é e como fazer