Veja uma receita deliciosa de picolé para o Dia do Cacau!
Que o chocolate é um dos doces mais famosos e amados ao redor do mundo, não é novidade para ninguém. Contudo, muita gente esquece que essa delícia não seria possível sem a sua matéria-prima, o cacau! Hoje (26/03), no dia oficial do alimento, veja seus benefícios, como consumir (além do chocolate, é claro) e uma receita deliciosa de picolé de cacau:
Benefícios do cacau
O fruto vem do cacaueiro e é um alimento muito rico em flavonoides (como epicatequina e proantocianidinas), explica a nutricionista esportiva Renata Brasil, da Clínica Soloh de Nutrição. “Esses flavonoides são antioxidantes e anti-inflamatórios extremamente potentes, que penetram e se acumulam em regiões do cérebro envolvidas no aprendizado e na memória”, diz.
Além disso, o cacau ajuda a melhorar o nosso fluxo sanguíneo, protegendo o sistema cardiovascular e favorecendo a prática esportiva — uma vez que mais sangue e nutrientes chegam aos músculos.
De acordo com a especialista, o ideal é consumir o cacau da maneira menos processada possível, ou seja, nas formas em pó ou em nibs (pedaços pequenos). “Pode ser feito o chá por fervura dos nibs para tomar ao longo do dia. Uma a três colheres (de sopa) de nibs por dia, ou uma colher (de sobremesa) de cacau em pó, já são suficientes para obtermos os benefícios.”
Além disso, os chocolates amargos (70% a 80%) são ótimas opções. Vale consumir, em média, 10g do alimento após o almoço ou às 18h para o controle do cortisol (o conhecido “hormônio do estresse”). Contudo, evite a ingestão antes de dormir para não prejudicar o sono.
“É interessante ressaltar que, para uma melhor absorção desses flavonoides presentes no cacau, é necessário ter uma boa integridade intestinal e associar o ingrediente a carboidratos de qualidade”, aconselha a profissional. Por exemplo: cereais integrais, mandioca, batata-doce, frutas…
Lembrando também que gestantes, lactantes e pessoas com insônia, crises de ansiedade, úlceras, azia e gastrite devem maneirar no cacau. O ideal, nesses casos, é consultar um nutricionista.
Leia também: Como escolher um ovo de Páscoa mais saudável?
Receita de picolé de cacau
Agora que você já sabe todas as vantagens que o alimento oferece, que tal homenageá-lo com uma receita deliciosa? Confira como preparar o picolé de cacau:
Ingredientes:
- 200ml de leite de coco;
- 2 col (sopa) de cacau em pó;
- 1 col (sopa) de mel.
Modo de preparo:
Primeiramente, bata tudo no liquidificador e distribua em forminhas de picolé. Em seguida, leve ao congelador por, no mínimo, três horas.
Fonte: Renata Brasil, nutricionista esportiva na Clínica Soloh de Nutrição.