Comer mirtilo pode melhorar rendimento e reduzir gordura

Alimentação Bem-estar
21 de Março, 2023
Comer mirtilo pode melhorar rendimento e reduzir gordura

O mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma frutinha preciosa e repleta de benefícios. Um novo estudo publicado na revista Nutrients mostrou que comer uma xícara de mirtilo por dia pode melhorar o desempenho na atividade física. Como resultado, o aumento da performance impacta positivamente na perda de gordura.

Veja também: Afinal, qual a diferença entre whey protein e hipercalórico?

Por que comer mirtilo melhora o desempenho esportivo?

Explicando de forma simples, o mirtilo é uma fonte de antioxidantes, cuja uma das funções é prevenir a ação do envelhecimento precoce. Contudo, os cientistas descobriram que as substâncias também podem atuar no processo de oxidação da gordura durante o treino.

Quando nos exercitamos, o corpo utiliza partículas de gordura para ganhar energia. Mas, ao aumentar a intensidade do treino, a oxidação da gordura diminui, e o organismo recorre ao glicogênio muscular.

O glicogênio, outro tipo de combustível para o corpo, reduz conforme o andamento da atividade, causando a fadiga e, às vezes, a quebra drástica do ritmo.

É aí que entra o benefício de comer mirtilo: o organismo metaboliza as antocianinas, antioxidantes que irão prolongar o mecanismo de oxidação da gordura. Dessa forma, o indivíduo demora mais para buscar refúgio no glicogênio, pois aumenta a oferta de energia pelos ácidos graxos (a gordura).

Como o estudo foi feito?

Pesquisadores de duas universidades americanas, a Gonzaga e a Politécnica Estadual da Califórnia, reuniram 11 ciclistas, que consumiram 25 g de pó de mirtilo liofilizado, o mesmo que uma xícara da frutinha. Ao longo de duas semanas, os cientistas coletaram amostras de sangue enquanto os atletas giravam por 40 minutos em ritmo moderado.

Em alguns dias, os ciclistas não recebiam a dose de mirtilo. Mas, nas ocasiões em que tomavam o suplemento, a queima de gordura ficou mais evidente. Para e ter uma ideia, os níveis de oxidação das moléculas de gordura subiram quase 20% na metade do treino, e continuaram crescendo com o passar do tempo, até fechar os 40 minutos de ciclismo.

Assim, os cientistas creem que comer mirtilo pode dar um up na resistência, sobretudo em atividades aeróbicas, que exigem mais da frequência cardíaca.

Outros benefícios de se comer mirtilo

O estudo americano não foi o primeiro a analisar as qualidades do mirtilo. Em 2016, uma pesquisa da Universidade de Maryland, também nos Estados Unidos, observou que a pequena fruta pode reduzir a glicemia.

Embora faltem experimentos científicos que comprovem a ação direta da fruta sobre a prevenção de diabetes tipo 2, os pesquisadores acreditam nessa capacidade.

Novamente, o crédito do poder vai para os antioxidantes do alimento, que exercem o controle da glicose no sangue. Com o equilíbrio dessa função, o organismo torna-se menos resistente à insulina, que seria um fator de risco para o obesidade.

Suco para melhorar o rendimento esportivo

Se o seu objetivo é incluir o mirtilo na dieta depois de conhecer suas vantagens, que tal aprender um suco pré-treino? Além da fruta, acrescentamos outro ingrediente certificado pela ciência: a beterraba.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, a bebida aumenta significativamente a força muscular, permitindo o suporte de cargas mais pesadas ​​e maior número de repetições. O responsável pela melhora seria o nitrato, presente na beterraba, que ajuda no fornecimento de oxigênio aos músculos.

A seguir, veja como preparar o suco:

  • 1 xícara de mirtilos
  • 1 beterraba pequena
  • 200 mL de água de coco
  • Gelo

Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador ou em um recipiente e batê-los com o mixer. Consuma, pelo menos, 30 minutos antes de ir treinar.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!