Pão, tapioca ou wrap: médica explica qual é a melhor opção para a dieta

Alimentação Bem-estar
16 de Julho, 2024
Pão, tapioca ou wrap: médica explica qual é a melhor opção para a dieta

O pão, a tapioca e o wrap (tortilha de trigo) são alimentos que fazem sucesso entre os brasileiros, especialmente quando o assunto é café da manhã. Porém, eles ainda são cercados por alguns mitos, e muita gente acredita que é preciso substituí-los completamente da dieta para perder peso – e isso não é necessariamente verdade. Então, qual dos três é a melhor opção?

Pão, tapioca e wrap: o que eles têm em comum?

A médica especialista em emagrecimento Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecentro, explica que tanto o wrap quanto o pão e a tapioca são fontes de carboidrato, nutriente que o nosso organismo utiliza para obter energia.

Os carboidratos são essenciais para diversas atividades do nosso dia a dia. São eles que vão garantir o combustível necessário para a prática de exercícios físicos, por exemplo.

“Embora o wrap, o pão e a tapioca sejam alimentos diferentes em termos de textura, origem e preparo, eles têm algumas semelhanças com relação à composição nutricional. Comparados a itens como carnes, peixes ou leguminosas, o wrap, o pão e a tapioca têm quantidades relativamente baixas de proteína”, complementa a especialista.

Leia também: Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Principais diferenças

A primeira e principal diferença entre eles está na lista de ingredientes: enquanto o pão e o wrap têm como base a farinha de trigo, a tapioca é um alimento derivado da mandioca. Isso faz com que as quantidades de fibras, as vitaminas e os minerais presentes em cada um deles também sejam diferentes.

“No geral, wraps e pães integrais tendem a concentrar um teor mais alto de fibras do que as versões feitas com farinha branca. A tapioca, porém, tem um teor de fibras relativamente baixo”, explica Sylvia Ramuth.

Por outro lado, a tapioca é naturalmente livre de glúten, o que a torna uma opção bastante interessante para pessoas com sensibilidade, intolerância ou alergia ao composto. “É importante lembrar que a composição nutricional exata pode variar dependendo da marca, dos ingredientes específicos e dos métodos de preparo. Portanto, sempre é bom verificar os rótulos nutricionais dos alimentos.”

Pão, tapioca ou wrap: qual é melhor para quem quer emagrecer?

Quando os carboidratos aparecem, muita gente ainda torce o nariz injustamente. Isso porque por muito tempo eles foram associados ao aumento de peso. Contudo, a médica explica que com moderação, é possível incluir qualquer uma das três opções na dieta.

“Durante um processo de emagrecimento, é importante considerar não apenas o tipo de alimento, mas também a quantidade consumida e a estratégia utilizada”, ela diz. Por exemplo, se você segue uma alimentação cetogênica, na qual há uma redução no consumo de carboidratos, nenhuma das três opções acaba sendo interessante.

No entanto, se esse não é o seu caso, é possível sim acrescentar tanto o pão quanto a tapioca e o wrap no cardápio e ainda emagrecer! E aí, não existe opção melhor ou pior, a escolha pode ser feita de acordo com as suas preferências.

Para que a perda de peso ainda aconteça, a especialista indica adotar algumas estratégias a fim de manter o déficit calórico (comer menos calorias do que você gasta diariamente). Uma delas é não exagerar nos três ingredientes (ingerindo-os de acordo com as recomendações do seu nutricionista de forma equilibrada).

Além disso, é interessante combinar o seu pão, a sua tapioca ou o seu wrap com ingredientes que garantem mais saciedade e reduzem os picos glicêmicos (níveis altos de açúcar no sangue). Por exemplo, itens fontes de proteínas (frango desfiado, ovo, queijos magros) e de fibras (alface, tomate, cenoura ralada). Ficou com vontade? Confira receitas deliciosas:

Crepioca

Ingredientes:

  • 1 ovo de galinha;
  • 2 col (sopa) de tapioca hidratada;
  • 1 pitada de sal;
  • Pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, bata bem todos os ingredientes com um garfo. Então, leve a uma frigideira antiaderente e doure bem os dois lados. Você pode rechear com creme de ricota light.

Sanduíche de atum

Ingredientes:

  • 2 fatias de pão de forma integral (ou 1 pão francês integral);
  • 1 col (sopa) de creme de ricota light;
  • 3 col (sopa) de atum em lata (já escorrido e temperado);
  • 1 col (sopa) de cenoura ralada;
  • 3 rodelas de tomate;
  • 1 folha de alface.

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma tigela, misture bem o creme de ricota, o atum, e a cenoura. Então, recheie o pão com a mistura, e finalize com os tomates e a alface.

Wrap de frango desfiado

Ingredientes:

  • 1 fatia de wrap (tortilha de trigo);
  • 80g de frango cozido, desfiado e já temperado;
  • 1 col (sopa) de requeijão light;
  • 1 col (sopa) de milho cozido.

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma tigela, misture o requeijão, o frango e o milho. Então, passe na fatia de tortilha e enrole até formar um tubo.

Fonte: Sylvia Ramuth, médica especialista em emagrecimento e diretora técnica do Emagrecentro, referência em emagrecimento e estética corporal.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.