Pão, tapioca ou wrap: médica explica qual é a melhor opção para a dieta

Alimentação Bem-estar
16 de Julho, 2024
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Pão, tapioca ou wrap: médica explica qual é a melhor opção para a dieta

O pão, a tapioca e o wrap (tortilha de trigo) são alimentos que fazem sucesso entre os brasileiros, especialmente quando o assunto é café da manhã. Porém, eles ainda são cercados por alguns mitos, e muita gente acredita que é preciso substituí-los completamente da dieta para perder peso – e isso não é necessariamente verdade. Então, qual dos três é a melhor opção?

Pão, tapioca e wrap: o que eles têm em comum?

A médica especialista em emagrecimento Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecentro, explica que tanto o wrap quanto o pão e a tapioca são fontes de carboidrato, nutriente que o nosso organismo utiliza para obter energia.

Os carboidratos são essenciais para diversas atividades do nosso dia a dia. São eles que vão garantir o combustível necessário para a prática de exercícios físicos, por exemplo.

“Embora o wrap, o pão e a tapioca sejam alimentos diferentes em termos de textura, origem e preparo, eles têm algumas semelhanças com relação à composição nutricional. Comparados a itens como carnes, peixes ou leguminosas, o wrap, o pão e a tapioca têm quantidades relativamente baixas de proteína”, complementa a especialista.

Leia também: Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Principais diferenças

A primeira e principal diferença entre eles está na lista de ingredientes: enquanto o pão e o wrap têm como base a farinha de trigo, a tapioca é um alimento derivado da mandioca. Isso faz com que as quantidades de fibras, as vitaminas e os minerais presentes em cada um deles também sejam diferentes.

“No geral, wraps e pães integrais tendem a concentrar um teor mais alto de fibras do que as versões feitas com farinha branca. A tapioca, porém, tem um teor de fibras relativamente baixo”, explica Sylvia Ramuth.

Por outro lado, a tapioca é naturalmente livre de glúten, o que a torna uma opção bastante interessante para pessoas com sensibilidade, intolerância ou alergia ao composto. “É importante lembrar que a composição nutricional exata pode variar dependendo da marca, dos ingredientes específicos e dos métodos de preparo. Portanto, sempre é bom verificar os rótulos nutricionais dos alimentos.”

Pão, tapioca ou wrap: qual é melhor para quem quer emagrecer?

Quando os carboidratos aparecem, muita gente ainda torce o nariz injustamente. Isso porque por muito tempo eles foram associados ao aumento de peso. Contudo, a médica explica que com moderação, é possível incluir qualquer uma das três opções na dieta.

“Durante um processo de emagrecimento, é importante considerar não apenas o tipo de alimento, mas também a quantidade consumida e a estratégia utilizada”, ela diz.

É possível, sim, acrescentar tanto o pão quanto a tapioca e o wrap no cardápio e ainda emagrecer! E aí, não existe opção melhor ou pior, a escolha pode ser feita de acordo com as suas preferências.

Para que a perda de peso ainda aconteça, a especialista indica adotar algumas estratégias a fim de manter o déficit calórico (comer menos calorias do que você gasta diariamente). Uma delas é não exagerar nos três ingredientes (ingerindo-os de acordo com as recomendações do seu nutricionista de forma equilibrada).

Além disso, é interessante combinar o seu pão, a sua tapioca ou o seu wrap com ingredientes que garantem mais saciedade e reduzem os picos glicêmicos (níveis altos de açúcar no sangue). Por exemplo, itens fontes de proteínas (frango desfiado, ovo, queijos magros) e de fibras (alface, tomate, cenoura ralada). Ficou com vontade? Confira receitas deliciosas:

Crepioca

Ingredientes:

  • 1 ovo de galinha;
  • 2 col (sopa) de tapioca hidratada;
  • 1 pitada de sal;
  • Pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, bata bem todos os ingredientes com um garfo. Então, leve a uma frigideira antiaderente e doure bem os dois lados. Você pode rechear com creme de ricota light.

Sanduíche de atum

Ingredientes:

  • 2 fatias de pão de forma integral (ou 1 pão francês integral);
  • 1 col (sopa) de creme de ricota light;
  • 3 col (sopa) de atum em lata (já escorrido e temperado);
  • 1 col (sopa) de cenoura ralada;
  • 3 rodelas de tomate;
  • 1 folha de alface.

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma tigela, misture bem o creme de ricota, o atum, e a cenoura. Então, recheie o pão com a mistura, e finalize com os tomates e a alface.

Wrap de frango desfiado

Ingredientes:

  • 1 fatia de wrap (tortilha de trigo);
  • 80g de frango cozido, desfiado e já temperado;
  • 1 col (sopa) de requeijão light;
  • 1 col (sopa) de milho cozido.

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma tigela, misture o requeijão, o frango e o milho. Então, passe na fatia de tortilha e enrole até formar um tubo.

Fonte: Sylvia Ramuth, médica especialista em emagrecimento e diretora técnica do Emagrecentro, referência em emagrecimento e estética corporal.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo