Existe um melhor carboidrato para comer no jantar?

Alimentação Bem-estar
10 de Abril, 2024
Existe um melhor carboidrato para comer no jantar?

Quando o assunto é comer carboidrato no jantar, diversos mitos podem aparecer. Mas a verdade é que a gente não precisa ter medo do nutriente. Afinal, o que conta mesmo é o tipo escolhido e as combinações que fazemos com ele, e não necessariamente o horário que ingerimos.

Carboidrato no jantar engorda?

Uma ideia muito disseminada, por exemplo, é a de que ingerir carboidrato à noite estimula o ganho de peso. Contudo, não é bem assim que a coisa funciona.

Os carboidratos são macronutrientes, ou seja, fazem parte do grupo de nutrientes que o corpo precisa em maior quantidade (ao lado das proteínas e das gorduras). Sua principal função é fornecer energia para o organismo.

Realmente, exagerar no consumo de carboidratos – principalmente os do tipo “simples” (como açúcar e farinha branca) – e não aliá-los à ingestão adequada de fibras, proteínas e gorduras saudáveis pode levar a um acúmulo mais acentuado de gordura.

Mas isso não quer dizer que comer o nutriente depois das 18 horas vai te fazer engordar. Afinal, o aumento de peso acontece somente quando há um superávit calórico – isto é, comer mais calorias do que o corpo é capaz de gastar a médio e longo prazo.

Ou seja, se a sua alimentação é equilibrada e saudável, você pode (e deve!) incluir alguma fonte de carboidrato no jantar sem medo.

Leia também: Opções para um café da manhã rico em fibras

Existe um melhor tipo?

De acordo com Lucas Fortunato, nutricionista especializado em obstetrícia, pediatria e adolescência, o segredo está em escolher os tipos certos e fazer combinações mais inteligentes na hora do jantar. Desse modo, é possível evitar o surgimento da fome pela madrugada (processo que faz a gente “beliscar” bastante).

“No geral, os carboidratos simples, que são os que contém menor quantidade de fibras e maior carga glicêmica, são digeridos mais rapidamente pelo organismo. Assim, quando não associados com algum tipo de proteína ou fibra, eles irão gerar fome mais rápido, fazendo a pessoa acordar com muita fome pela manhã ou até mesmo no meio da madrugada”, ele diz.

Para evitar o problema, tente priorizar os chamados carboidratos complexos: milho cozido, derivados da aveia, mandioca… E não esqueça de montar uma refeição mais completa, com fontes de proteína (seja animal ou vegetal), vegetais e folhas.

Fonte: Lucas Fortunato, nutricionista especialista em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

exames ergométricos
Bem-estar Movimento Saúde

Exames ergométricos: saiba quais são e a indicação de cada um deles

A atividade física é parte do tratamento de diversas doenças. Veja a importância dos exames e para quem são indicados

mulher segurando pílulas de citrato de magnésio na mão
Alimentação Bem-estar Saúde

Magnésio citrato alivia prisão de ventre? Entenda

Magnésio citrato é indicado para o tratamento da constipação aguda, mas nem todo mundo deve consumi-lo. Entenda melhor

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais