Comer à noite engorda? Dicas para escolhas mais saudáveis

Alimentação Bem-estar
17 de Julho, 2023
Comer à noite engorda? Dicas para escolhas mais saudáveis

Quem está em um processo de emagrecimento provavelmente já ouviu (ou leu na internet) muitas dicas. São tantas as recomendações que, às vezes, fica difícil identificar o que realmente funciona. Um exemplo é a ideia de que comer à noite engorda mais do que comer em outros horários do dia. Será que isso é verdade? Confira a seguir:

Comer à noite engorda?

A nutricionista Cintia Correia de Sousa, da Vibe Saúde, já explicou em uma entrevista anterior à Vitat que comer à noite não significa, necessariamente, quilos a mais na balança.

Afinal, o que realmente pode nos fazer engordar é o chamado superávit calórico – isto é, comer diariamente mais calorias do que o seu corpo é capaz de gastar.

Algumas pessoas, no entanto, fazem restrições tão drásticas durante o dia que, quando a noite chega, a fome excessiva aparece – e aí, as chances de exagerar nas escolhas alimentares aumentam, o que não é nada bom para quem tem o objetivo de perder peso.

O ideal, então, é que as calorias sejam bem distribuídas ao longo do dia, assim a fome é melhor controlada e o consumo da noite não interfere de forma negativa, ficando dentro do planejado.

Leia também: Ganho e perda de peso no inverno: mitos e verdades

Então, posso comer de madrugada?

Contudo, vale ressaltar que não é recomendado comer muito tarde da noite – e nem acordar de madrugada para beliscar, é claro. O hábito não só prejudica o nosso sono (e sabemos que dormir bem é muito importante para o emagrecimento), como também pode atrapalhar os resultados.

Um estudo publicado no periódico Cell Metabolism, por exemplo, descobriu que pessoas com sobrepeso e obesidade que jantam tarde podem gerar consequências negativas para o corpo em termos de apetite, gasto de energia e alterações moleculares no tecido adiposo.

A pesquisa envolveu 16 participantes. Os autores do estudo separaram dois horários de refeição diferentes. O jantar mais cedo acontecia às 17h, enquanto o outro era realizado 4 horas depois, às 21h. Lembrando que os alimentos e as quantidades eram os mesmos nas duas refeições, a única diferença era o horário.

Assim, quando os participantes comeram às 21h, eles acordaram com mais fome no dia seguinte, tiveram uma baixa na queima de calorias e revelaram um aumento de gordura do tecido adiposo.

Por isso, tente fazer a sua última refeição do dia um pouco mais cedo e priorize um descanso adequado. “Nós, seres humanos, fomos feitos para ficar acordados durante o dia e dormir à noite. Estudos vêm mostrando que trabalhadores noturnos ou pessoas que ficam acordadas à noite, que têm insônia ou dificuldade para dormir, têm mais probabilidade de ganhar peso, ter obesidade e problemas metabólicos, como, diabetes, gordura no fígado e colesterol”, conta a Dra Tassiane Alvarenga, médica endocrinologista e metabologista pela USP.

Dicas

Desse modo, a endocrinologista lista quatro hábitos para praticar durante a noite:

  • Durma de 7 a 9 horas: entre duas e três horas antes de dormir, faça a higiene do sono: sem luz, sem celular e sem comer;
  • Tenha uma janela de alimentação de 8 a 10 horas por dia;
  • Após acordar, espere uma hora para comer: “assim que a gente acorda, a melatonina ainda está alta. E isso atrapalha a secreção da insulina”, explica a médica;
  • Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios: pode ser uma caminhada leve ao ar livre sob a luz solar para o corpo entender o que é dia e o que é noite.

É muito importante consultar um profissional especializado se você busca emagrecer. Somente ele poderá indicar as melhores escolhas pensando nas suas individualidades — sexo, idade, peso, prática de atividades físicas, doenças… Agende sua consulta aqui!

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

exames ergométricos
Bem-estar Movimento Saúde

Exames ergométricos: saiba quais são e a indicação de cada um deles

A atividade física é parte do tratamento de diversas doenças. Veja a importância dos exames e para quem são indicados

mulher segurando pílulas de citrato de magnésio na mão
Alimentação Bem-estar Saúde

Magnésio citrato alivia prisão de ventre? Entenda

Magnésio citrato é indicado para o tratamento da constipação aguda, mas nem todo mundo deve consumi-lo. Entenda melhor

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais