Ouvir música ajuda a evitar ataques à geladeira, diz estudo

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
30 de Setembro, 2022
Ouvir música ajuda a evitar ataques à geladeira, diz estudo

O dia 1 de outubro é marcado, entre outras coisas, por ser o Dia Internacional da Música. E além dos benefícios da arte para o ânimo e a saúde mental, um novo estudo apontou que ouvir música pode evitar assaltos à geladeira e comer demais quando se está triste.

A pesquisa foi conduzida por cientistas britânicos e apresentada no British Science Festival. Para chegar à conclusão, eles avaliaram os impactos de quatro tipos de músicas no consumo de lanches por mulheres.

Leia também: Síndrome do pensamento acelerado: a condição de Dani Russo

Ouvir música e comer demais

Então, os especialistas perceberam que aquelas que escutaram músicas capazes de aliviar sentimentos como raiva ou tristeza comeram metade das batatas fritas, do chocolate e dos doces, em comparação com voluntários que não receberam fones de ouvido. A playlist incluía sucessos como Back To Black, de Amy Winehouse, Mockingbird, de Eminem, e In The End, do Linkin Park.

Além disso, as participantes consumiram um terço a menos dos alimentos depois de ouvir Fix You, do Coldplay, ou Lay Me Down, de Sam Smith.

Os autores do artigo não souberam explicar por que tais músicas levaram as mulheres a comer menos. Por isso, a ciência ainda precisa realizar mais estudos acerca do assunto. Mas eles entenderam que os áudios podem estar relacionados à liberação de hormônios como dopamina e serotonina, que promovem a sensação de bem-estar e diminuem a fome emocional.

Leia também: Dicas de saúde: hábitos para ter mais bem-estar e qualidade de vida

Ouvir música e comer demais: outros benefícios

Uma pesquisa da Universidade de Pavia, na Itália, constatou que a reprodução de melodias mais animadas levou a melhorias na velocidade de processamento, além de benefícios na memória. Ademais, confira outras vantagens do hábito:

Reduz o estresse

Ouvir música pode ser uma maneira eficaz de lidar com e reduzir o estresse. Desse modo, considere a tendência centrada na música meditativa criada para acalmar a mente e induzir relaxamento.

Melhora a dor

Pesquisas mostraram que a música pode ser muito útil no tratamento da dor. Um estudo realizado com pacientes com fibromialgia descobriu que aqueles que ouviam músicas apenas uma hora por dia experimentaram uma redução significativa da dor em comparação com aqueles do grupo controle.

Embora ouvir música a qualquer momento seja eficaz, os pesquisadores observaram também que ouvir melodias antes de fazer uma cirurgia pode melhorar os resultados. Assim, os pacientes que ouviam músicas antes, durante ou mesmo após a cirurgia experimentaram menos dor e ansiedade.

Ajuda a dormir melhor

A insônia é um problema que afeta pessoas de todas as faixas etárias. Embora existam diversas abordagens para tratar esse problema, ouvir música clássica relaxante também pode ser uma saída segura, eficaz e acessível.

Em um estudo para estudantes universitários, os especialistas concluíram que os participantes que ouviram músicas tiveram uma qualidade de sono significativamente melhor do que aqueles que ouviram audiolivros ou não receberam nenhuma intervenção.

Melhora o humor

Outro benefício da música é que ela pode deixá-lo mais feliz. Isso porque em uma análise das razões pelas quais as pessoas ouvem músicas, descobriram que ela desempenhava um papel importante na melhora do humor. Quando os participantes foram convidados a descrever seus próprios níveis de felicidade, aqueles que tentaram intencionalmente melhorar o humor relataram que se sentiram mais felizes depois de apenas duas semanas.

Referência: Listening to music while eating is related to increases in people’s food intake and meal duration.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

Esquizofrenia desorganizada
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: entenda a condição

Doença afeta profundamente o pensamento e comportamento do indivíduo