Clima pode afetar humor e energia? Entenda

Saúde
19 de Agosto, 2022
Clima pode afetar humor e energia? Entenda

Com a chegada do frio, muitas pessoas sentem uma mudança no humor. É comum, por exemplo, um desânimo maior para fazer as atividades corriqueiras, maior vontade de ficar na cama e de adiar o que for preciso. No calor, costumamos nos sentir mais ativos e dispostos. É claro que isso não é o padrão, mas pesquisas revelam que, de fato, o clima pode afetar humor e energia das pessoas. Entenda.

Leia mais: Xixi no inverno: por que urinamos mais no frio? Especialista responde

Cima pode afetar humor e energia? 

Um pesquisa realizada com 497 adolescentes e suas mães indicou que, geralmente, as pessoas se enquadram em 4 categorias:

  • Amantes do verão: o humor melhora no clima quente e ensolarado.
  • Pessoas que não gostam do verão: o humor diminui no calor.
  • Pessoas que não gostam de chuva: o humor diminui em dias chuvosos.
  • Inalterado: O clima não afeta o humor.

Dessa forma, os efeitos do clima podem influenciar sua saúde mental de várias maneiras. No humor, por exemplo, as seguintes condições climáticas estão associadas ao mau ou bom humor para a maioria das pessoas:

  • Mau humor: baixas temperaturas (abaixo de 10°C) ou altas temperaturas (acima 21°C);
  • Bom humor: temperaturas médias, geralmente entre 10°C e 21°C).

E como fica a energia para as atividades diárias?

Normalmente, o clima frio sinaliza ao corpo que é hora de se acalmar e “hibernar”. Como consequência, ficamos com menos energia durante essas épocas do ano. Assim, temperaturas mais quentes podem aumentar a energia e humor, mas só até 21°C. Depois disso, você pode se cansar e sentir vontade de fugir do calor.

A luz do sol também afeta a energia: a luz diz ao seu relógio circadiano para ficar acordado, e a escuridão diz ao seu cérebro que é hora de descansar. Em outras palavras, dias longos e ensolarados podem energizá-lo. Entretanto, em dias curtos ou nublados há menos luz para encorajá-lo a ficar acordado, então você pode se sentir mais indisposto do que o normal.

O calor também pode aumentar os níveis de estresse. Pesquisas indicam, por exemplo, que as pessoas tendem a ficar mais agressivas com as altas temperaturas, além de aumentar a agitação e a ansiedade.

Terapia no alívio dos sintomas

De fato o clima pode afetar humor e energia, afinal, quase um terço da população é altamente sensível às mudanças na temperatura. Além disso, as mudanças climáticas aumentaram a frequência de eventos climáticos extremos, deixando as pessoas vulneráveis ​​à depressão e ansiedade. Por isso, contar com o apoio de um psicólogo pode ajudar a lidar com os sintomas da mudança de temperatura.

Referências: Healthline.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar