Xixi no inverno: por que urinamos mais no frio? Especialista responde

Saúde
18 de Agosto, 2022
Xixi no inverno: por que urinamos mais no frio? Especialista responde

Você já deve ter percebido que basta as temperaturas caírem para aumentar a vontade de ir ao banheiro. Afinal, por que fazemos mais xixi no inverno e em dias mais frios? A resposta está na inteligência do nosso corpo. “Nos dias mais quentes ou com temperatura ambiente, nosso corpo transpira 500 ml sem percebermos. Contudo, a queda da temperatura provoca uma vasoconstrição das artérias e da circulação. Isso quer dizer que ficamos mais contraídos, e suamos menos. Como resultado, perdemos menos água pelo suor, mas que acaba sendo eliminada pela urina”, explica Carlos Machado, clínico geral e nefrologista. Isso acontece porque o aumento da pressão arterial é percebido pelos rins, que naturalmente compreendem o sinal como uma necessidade de expelir a água pelo xixi.

Veja também: Dicas para beber mais água durante o dia

Faço mais xixi no inverno, mas não sinto sede. Posso beber menos água?

É comum ter menos sede de água no frio, pois o corpo passa por algumas alterações hormonais para se manter aquecido. Dessa forma, o neurotransmissor responsável por nos avisar sobre a vontade de beber água fica menos ativo. No entanto, isso não quer dizer que devemos descuidar da hidratação. “Pelo contrário. Nessa época mais fria, aumentam os números de infarto, AVC e trombose. Não só por causa da vasoconstrição que reduz o volume sanguíneo e aumenta a pressão arterial, mas porque as pessoas não bebem água”, alerta Machado. Além disso, outro risco de não caprichar na ingestão de água é a desidratação. Por não sentirmos sede, também não percebemos os sinais do problema. Por isso, muitas pessoas sofrem com o problema ao se exercitar no frio, por exemplo. Afinal, perdem uma grande quantidade de suor, mas não repõem os líquidos durante o treino e se desidratam.

A água também ajuda a prevenir a constipação, problema que se agrava no frio — novamente por “culpa” da contração dos vasos sanguíneos. Dessa forma, se você já enfrenta o intestino preso, sentirá mais desconforto se beber menos água no inverno. Por fim, mas não menos importante: a hidratação adequada previne o surgimento de complicações nos rins, como os cálculos, que são dolorosos e necessitam de tratamento na maioria das vezes.

Qual a quantidade de água que devo ingerir?

Cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de água de acordo com seu peso e constituição corporal. Mas há uma conta simples que pode ajudar você a encontrar a ingestão ideal. No caso de um adulto saudável, a indicação são 35 ml de líquido por quilo de peso. Então, enquanto alguém de 45 kg precisa tomar 1,5 litros de água todos os dias, outra que pesa 60 kg deve ingerir 2,1 litros. 

Fonte: Carlos Machado, médico clínico geral e nefrologista – CRM-SP: 41.937.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

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