Risco de problemas cardíacos aumenta no frio

Saúde
13 de Agosto, 2021
Risco de problemas cardíacos aumenta no frio

O inverno exige uma série de cuidados com a saúde. Isso porque as baixas temperaturas contribuem para o desenvolvimento de doenças como gripes, resfriados e sinusite. Além disso, o frio também pode provocar problemas cardíacos. 

De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, principalmente em locais com médias diárias abaixo de 14º C, os casos de morte por infarto do miocárdio aumentam em até 30%; e de AVC, 20%.

“O clima frio causa a vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos se contraem para não perder o calor e acabam prejudicando o fluxo sanguíneo. Desse modo, isso pode provocar angina ou infarto agudo do miocárdio”, explica Márcia Vlasman, gerente médica da Pronep Life Care — RJ.

Ainda de acordo com a especialista, o inverno também pode provocar outras doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), angina (dor no peito) e arritmias cardíacas.

Levando em conta que as doenças cardíacas são a maior causa de mortes no mundo, é importante cuidar da saúde. Especialmente durante essa época do ano. 

Leia também: Como lidar com as dores no corpo durante o inverno?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de pessoas sofrem de doenças cardíacas. E o infarto é responsável por mais de 30% das mortes no País.

O que fazer para evitar problemas cardíacos no frio

Para evitar possíveis complicações no coração, Márcia recomenda realizar um check-up pelo menos uma vez por ano. “Quem possui antecedentes familiares de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos deve redobrar a atenção”, afirma.

Dessa maneira, lembre-se que alguns hábitos diários também ajudam. Como manter uma alimentação mais saudável, beber água regularmente, praticar exercícios físicos, evitar o estresse (dentro do possível) e monitorar o colesterol e a pressão arterial.

Leia também: Como evitar crises alérgicas no inverno 

“É preciso ficar atento a qualquer sintoma relacionado a problemas cardíacos. Em caso de dor no peito ou no tórax, sensação de aperto no peito ou dor em região superior do abdômen associado ou não a náuseas, a pessoa deve procurar imediatamente o hospital mais próximo”, alerta a especialista.

Fonte: Dra. Márcia Vlasman, gerente médica da Pronep Life Care – RJ, marca do grupo Sodexo desde 2018 e pioneira do serviço de atenção domiciliar (home care) no Brasil.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite