Como organizar uma alimentação saudável e ter sucesso

10 de janeiro, 2020

Quando o assunto é seguir uma dieta balanceada, surge a dúvida: como devo me organizar ter uma alimentação mais saudável? Muitos traçam o objetivo de ter uma vida mais saudável, começando pela comida.

Com certeza, organizar os hábitos de consumo é essencial para que a alimentação saudável torne-se atraente. Também, será mais fácil seguir com a meta e fazer disso parte natural da rotina.

Como organizar uma alimentação saudável (e ter sucesso na mudança de estilo de vida)

Planejar as compras de forma inteligente

Primeiro, tenha certeza do que deve ser comprado e do que pode esperar. É comum que, quando temos um novo objetivo, queiramos sair comprando tudo, achando que será isso que resolverá os problemas. Na verdade, quando for ao supermercado, opte pelos produtos que comerá na mesma semana. Afinal, alimentos naturais (frutas, legumes e verduras) estragam em pouco tempo. 

Por isso, tenha certeza do que vai comprar e não exagere nas quantidades – faça uma lista e seja sucinto.

Leia mais: Como montar uma lista de compras saudável

Organizar a geladeira

Não adianta ter os produtos ideais, mas mantê-los de forma bagunçada na geladeira. É importantíssimo ter tudo em ordem e saber onde encontrar cada item. Nem todas as frutas, legumes e verduras devem ser mantidos refrigerados. Por isso, atente-se onde armazenar cada coisa. A regra da organização também vale para a fruteira e armários. 

Ainda, um estudo demonstrou que manter determinadas frutas e certos legumes na geladeira pode ocasionar a perda de nutrientes importantes como a vitamina C e antocianinas.

Leia mais: Alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Atenção aos temperos

Não podemos nos esquecer dos temperos, essenciais para tornar qualquer receita ainda mais gostosa. Assim, ao iniciar sua alimentação saudável, você terá mais facilidade para se acostumar com os novos sabores e, mais, se deliciará com a nova forma de se alimentar. Os temperos condimentos podem ser mantidos em armários arejados ou até mesmo em um suporte próximo à bancada que se usa para cozinhar.  

Previna a vontade de doces

No começo dos novos hábitos, é difícil quebrar o ciclo vicioso dos doces. Sim, o açúcar pode ser realmente viciante. Portanto, tenha sempre alimentos por perto que possam saciar a vontade de um “docinho”, antes que ela se torne incontrolável. Boas opções são frutas mais adocicadas, como a banana e a manga, ou até mesmo a tâmara seca – só não vale comer em excesso. 

Leia mais: 6 receitas saudáveis para quando bater vontade de comer doce

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo