Opções de café da manhã: dá para incluir pão com ovo e café com leite?
O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. A ideia de que pular essa etapa da alimentação é melhor para emagrecer já foi refutada por estudos e especialistas da área. Na verdade, tal refeição ajuda a aumentar o nível de saciedade e faz com que o indivíduo não extrapole nas quantidades em outros momentos do dia. Além disso, ainda há um papel importante no funcionamento do metabolismo. Afinal, o desjejum ajuda a evitar picos de glicose e mantém o ciclo circadiano adequado. Entretanto, como saber quais opções de café da manhã devem ou não entrar em um cardápio saudável?
Além do pão de queijo, que é marca registrada de Minas Gerais, o pão com ovo acompanhado por um café com leite é uma combinação bastante comum entre os brasileiros. Além de serem muito práticos de preparar, os alimentos envolvidos nas receitas costumam ser mais acessíveis. Entretanto, algumas pessoas acreditam que ser saudável é caro, e que o prazer deve ser deixado de lado durante uma dieta.
Café com leite pode?
A nutricionista Carol Maretto, especialista em hipotireoidismo, explica que é possível montar opções de café da manhã saborosas e saudáveis, sem fugir da simplicidade. Além disso, ela traz boas notícias para os amantes de pão com ovo e café com leite. Ambas receitas podem ser incluídas no desjejum sem grandes preocupações.
“O café com leite pode fazer parte de um café da manhã saudável. O interessante é observar se a pessoa tem alguma sensibilidade alimentar quando consome leite. Isso porque muitas pessoas não costumam ter uma boa digestão quando o consomem”, diz.
Para aqueles que não digerem bem a lactose ou são diagnosticados com intolerância à lactose, é possível substituir o leite de origem animal por opções vegetais, como: leite de coco, leite de aveia, leite de arroz e leite de castanhas.
Além disso, é interessante evitar adoçar demais a bebida. Se você está acostumado a colocar açúcar branco no seu café com leite, que tal diminuir aos poucos a quantidade do ingrediente até zerá-lo?
Pão com ovo engorda? Posso comer no café da manhã?
O pão com ovo também passa na lista de itens aprovados pela nutricionista para o café da manhã. A receita é fonte de proteína e carboidratos, dois macronutrientes essenciais para a refeição. “É uma combinação bem interessante e que dá uma maior saciedade”, completa.
A única ressalva da profissional é acerca de uma possível sensibilidade alimentar ao consumir trigo. Caso haja mal-estar ou desconfortos gastrointestinais depois de consumir pão com farinha comum, vale trocar por uma versão de fermentação natural ou sem glúten.
Além disso, lembre-se que nenhum alimento isolado tem o poder de fazer alguém engordar ou emagrecer. Na verdade, é preciso sempre olhar para a alimentação como um todo.
Leia também: Quantas calorias devo comer no café da manhã?
Opções de café da manhã: o que não pode faltar
Além do pão com ovo e do café com leite, é interessante saber o que não pode faltar em uma mesa de café da manhã equilibrada e nutritiva. Afinal, também é importante diversificar os alimentos para absorver nutrientes variados. Assim, saiba quais alimentos são essenciais:
- Fonte de proteína (ovo, atum, frango, iogurte, queijo, tofu, grão-de-bico);
- Frutas;
- Bons carboidratos (pão de boa qualidade, tapioca, cuscuz).
Além disso, a especialista destaca a importância de optar por itens ricos em fibras, vitaminas e minerais para garantir boas quantidades de energia ao longo do dia.
O que evitar
Existem alimentos, principalmente os industrializados, que não devem ser consumidos com frequência. O café da manhã deve, sobretudo, ser nutritivo e garantir saciedade e energia para as próximas horas. Por isso, itens ricos em sódio, gorduras e açúcar não são opções de café da manhã interessantes.
“É bom evitar embutidos, frituras, doces/bolos, gelatina, cereal matinal com açúcar, suco de caixinha e refrigerante”, destaca Carol.
Cardápio com opções de café da manhã
Com o intuito de variar as receitas de café da manhã, vale a pena se inspirar nas combinações indicadas pela nutricionista e seguir a ideia de um cardápio saudável e saboroso. Veja algumas opções:
- Crepioca com frutas e suco verde;
- Panqueca de banana + Whey + Pasta de amendoim;
- Iogurte natural com frutas picadas e chia;
- Pão sem glúten com pasta de atum e cottage + Frutas;
- Panqueca de banana.
Para a última receita, basta adicionar um ovo, uma banana amassada, uma colher de sopa de aveia e canela. “Misture tudo e leve à frigideira para grelhar dos 2 lados. Por fim, você pode colocar 1 colher de sobremesa de pasta de amendoim por cima”, orienta.
Fonte: Carol Maretto, nutricionista especialista em hipotireoidismo