Ômega-9: Benefícios do ácido graxo para a saúde
O ômega-9, também chamado de ácido oleico, é um ácido graxo, assim como o ômega-3, o ômega-7 e o ômega-6. Ele é uma gordura monoinsaturada naturalmente sintetizada pelo corpo humano como resultado do consumo de outras gorduras, como o ômega-3 e o ômega-6, que são considerados ácidos graxos essenciais. Ou seja, que não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser ingeridos via alimentação ou suplementação.
Ainda, a gordura monoinsaturada é mais facilmente metabolizada pelo organismo do que outros tipos de gordura.
No entanto, apesar de ser produzida pelo corpo devido ao consumo de outros ácidos graxos, também é importante consumir alimentos ricos em ômega-9. A dieta mediterrânea, por exemplo, é rica em alimentos fontes de ômega-9.
Leia também: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem
Benefícios do ômega-9 para a saúde
Ajuda no controle do colesterol ruim
Por ser uma gordura boa, ômega-9 ajuda no controle do colesterol ruim, o LDL. Em contrapartida, promove o aumento do nível do colesterol bom, o HDL.
Controla a pressão arterial
Por auxiliar no controle do colesterol, consequentemente ajuda no controle da pressão arterial também. Sendo assim, é cientificamente comprovado que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares como, por exemplo, a hipertensão (pressão alta).
Leia mais: Dieta rica em frutas e vegetais reduz risco de doenças cardiovasculares
Beneficia o condicionamento físico
Ainda, o ácido oleico é excelente para quem tem a prática de exercícios físicos como parte da rotina – ou para quem deseja ter. Basicamente, ajuda no combate à fadiga e promove a melhora do condicionamento físico. Não só, pode acelerar o metabolismo.
Pode aumentar a libido
Também estimula a produção dos hormônios sexuais: estrogena (hormônio feminino) e testosterona (hormônio masculino). Por isso, pode provocar o aumento da libido, bem como a melhora da fertilidade e do desempenho sexual.
Protege a pele
Não só, por ser também um anti-inflamatório natural, o ômega-9 ajuda a proteger, limpar e hidratar a pele, garantindo sua aparência jovial e ausente de espinhas, cravos e manchas. Por isso, ele tem sido incluído na composição de cosméticos e tratamentos de beleza.
Alimentos ricos em ômega-9
- Azeitona (principalmente a azeitona preta) e azeite de oliva
- Óleo de canola
- Semente de gergelim
- Oleaginosas em geral
- Abacate e azeite de abacate
- Óleo de amêndoa
- Nozes
- Óleo de girassol e semente de girassol