Óleo de Melaleuca: O que é, benefícios e como usar

Alimentação Bem-estar
11 de Dezembro, 2019
Óleo de Melaleuca: O que é, benefícios e como usar

O óleo de melaleuca é um óleo essencial que vem ganhando fama. Recentemente, passou a integrar a rotina de cuidados de pessoas em todo o mundo. A melaleuca é uma planta com origem na Austrália e, do extrato de suas folhas, origina-se seu óleo.

Também chamado de tea tree, sse é um óleo essencial e integra a aromaterapia, sendo o seu uso muito versátil. Pode ser usado nas unhas, nos cabelos, bem como na pele. 

Assim, o óleo de melaleuca já pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas em itens naturais e muitas marcas também já o incluem como ativo principal em diversos produtos cosméticos.

Leia tanbém: 6 óleos essenciais para você usar a seu favor

Propriedades

Possui diversas propriedades excelentes. Entre elas, é antibacteriano, antisséptico, antifúngico e germicida.

Por isso, o óleo de melaleuca pode ajudar no tratamento de condições como a acne, bem como micoses de unhas e, até mesmo, caspa. Com isso, o óleo não é indicado apenas para a pessoa que tiver alergia ao produto.

Benefícios do óleo de melaleuca

Verdadeiramente poderosos, esse óleo propicia diversos benefícios, sendo seus efeitos muito satisfatórios.

Combate a acne

Seu poder curativo antisséptico é tão grande que há dermatologistas que se referem a ele como um antibiótico. Por isso, o óleo de melaleuca é altamente eficaz no combate da acne. Inclusive, essa propriedade tornou-se objeto de estudo de cientistas.

Para usufruir das propriedades deste óleo pode-se usar um gel ou um fluído com melaleuca na composição, ou misturar 1 ml de óleo de melaleuca em 9 mLlde água e aplicar a mistura nas regiões afetadas, 1 a 2 vezes ao dia.

Leia também: Alimentos ricos em fibras para prevenir acne

Alivia dores e inflamações na pele

Tal como o incômodo pós-depilação que fica na pele, o óleo pode ajudar a reduzir os efeitos de demais sensações parecidas. A recomendação é usar o óleo diluído a 10% (uma parte de tea tree para 10 partes de hidrolato de lavanda) para enxaguar e higienizar feridas e infecções.  

Leia também: Autocuidado: O que é, como praticar e benefícios desse hábito

Unhas saudáveis

Suas propriedades são excelentes para a saúde das unhas. Assim, previnem e/ou tratam possíveis micoses na região. Portanto, recomenda-se a aplicação de uma gota do óleo essencial puro diretamente sobre a unha afetada, duas vezes ao dia, até que ela se cure da micose.

Leia mais: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Previne a caspa

Também, o óleo de melaleuca promove uma limpeza no couro cabeludo, desobstruindo os folículos. Além disso, sua ação anti-inflamatória regula a vermelhidão, coceira e descamação na região. 

Evita o mau hálito

O produto ajuda a combater os micro-organismos que provocam as cáries e o mau hálito, devido as suas propriedades antissépticas e antibacterianas. Então, basta juntar uma gota a uma xícara de água morna, misturar e bochechar por cerca de 30 segundos.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina