Quais as diferenças entre nutricionista e coach nutricional? Especialista explica
O assunto é polêmico e já levantou muitas discussões. Principalmente após o BBB 22. No reality show, o campeão Arthur Aguiar chamou a atenção do público por muitos motivos, e um deles foi a sua esposa Maíra Cardi. Isso porque a profissional se autointitula coach de emagrecimento, o que gerou a dúvida: quais as diferenças entre um nutricionista e um coach nutricional?
Leia também: Carbofobia: Medo irracional de consumir carboidratos não é saudável
Nutricionista ou coach?
Se você usa as redes sociais, provavelmente ficou sabendo de alguns dos seguintes debates: comer pão, estupro alimentar, dieta epigenética… Todos eles foram impulsionados por Maíra. Agora, a influencer digital, que soma mais de 8,5 milhões de seguidores no Instagram, prometeu compartilhar o processo de emagrecimento de seu marido para os fãs.
O ato foi alvo de muitas críticas, afinal, muitos especialistas afirmaram que Maíra não pode elaborar um plano alimentar, já que ela não é formada academicamente em Nutrição. O que é realmente verdade.
“O nutricionista é o único profissional que está apto a prescrever um plano alimentar visando o objetivo do paciente. Enquanto isso, o coach é um treinador e/ou instrutor. Por isso, ele não pode elaborar dietas”, explica a nutricionista Alice Paiva, da Clínica Slim Sante.
A lei brasileira é clara: só pode montar um cardápio quem realmente tiver graduação em Nutrição. “O nutricionista estuda durante quatro anos em sua graduação. Nesse período, ele recebe orientações, recomendações, conhecimentos e estratégias para que, no futuro, ele possa aplicar e elaborar o melhor plano alimentar/cardápio para o paciente”, complementa a profissional.
Como o nutricionista monta o plano alimentar?
De acordo com Alice Paiva, na hora de montar um cardápio, o especialista leva em conta muitos fatores. Ele calcula quantidades de micronutrientes e de calorias, analisa exames laboratoriais, verifica possíveis deficiências nutricionais, investiga o histórico de doenças do paciente… Tudo é pensado para preservar a saúde do indivíduo.
“Dietas da moda ou que são feitas por profissionais não habilitados podem não oferecer todos os nutrientes necessários, desencadeando desordens metabólicas, perda de massa muscular ou transtornos alimentares”, finaliza a nutri.
Fonte: Alice Paiva, nutricionista da Clínica Slim Sante.