Comer pão acaba com a dieta? Entenda por que Arthur Aguiar não deveria se preocupar

Alimentação Bem-estar
26 de Janeiro, 2022
Comer pão acaba com a dieta? Entenda por que Arthur Aguiar não deveria se preocupar

No começo da semana, a influencer fitness Maíra Cardi fez uma brincadeira nas redes sociais ao ver seu marido, Arthur Aguiar, comendo pão no BBB 22. Em tom de ironia, ela disse que se sentia “traída”, e que todo o trabalho para esculpir o corpo do amado teria sido em vão — tudo por causa do alimento tão tradicional na cultura brasileira.

Apesar de não passar de uma piada, a fala de Mayra colocou em discussão uma ideia muito difundida entre a população: a de que o pão engorda. Será que é verdade?

Leia também: Pedro Scooby faz jejum intermitente 18:6, conheça a prática

Arthur Aguiar comendo pão no BBB: O alimento engorda?

Carregado de carboidratos e farinhas refinadas, o pão é visto como inimigo da dieta. Porém, acredite ou não, é possível comer pão em uma alimentação balanceada. Isso porque existem opções saudáveis do produto que, quando consumidas com moderação, não comprometem a perda de peso.

Além disso, o que causa o ganho de peso não é o pão em si (até porque nenhum alimento, sozinho, é capaz de fazer isso), mas a quantidade consumida e, principalmente, os ingredientes com os quais as pessoas o acompanham. Existe uma grande diferença entre comer um pedaço de pão com itens nutritivos, como salmão, tomate ou alface, por exemplo, do que complementá-lo com outros que são verdadeiras bombas calóricas, como margarina, chocolate, embutidos entre outros.

Arthur Aguiar comendo pão no BBB: Dicas para não ganhar peso

Quem quer emagrecer (ou apenas manter o peso), deve pensar na alimentação como um todo. Não é preciso cortar completamente o pão, mas pode ser necessário diminuir a quantidade que você ingere por dia. Confira mais algumas dicas:

Priorize grãos integrais

Se os ingredientes no topo da lista do rótulo forem nomes como sacarose, frutose, xarope de milho, farinha branca ou de trigo, significa que esses alimentos contêm principalmente carboidratos simples e devem ser limitados.

Assim, um pão é considerado integral se o primeiro ingrediente da embalagem indicar grão integral ou trigo integral. Por isso, examine a lista de ingredientes e use seu julgamento.

Leia também: Pão mofado: O que acontece quando você come?

Prefira trigo orgânico

O trigo mudou nos últimos 50 anos e não é mais uma colheita reconhecível dos nossos antepassados. Enquanto pesquisas vão e voltam sobre o papel de pesticidas e produtos químicos em nossa saúde, o trigo orgânico tem uma exposição menor aos agrotóxicos, fornecendo uma opção mais saudável para quem deseja comer pão.

Consuma pão fermentado

O processo de fermentação fornece uma variedade de bactérias saudáveis ​​que ajudam a equilibrar o sistema digestivo e a gerenciar o metabolismo. Portanto, escolha ou faça pães fermentados para melhorar a saúde.

Combine o pão com uma proteína magra

Quer uma opção saudável e barata para rechear o seu pão? Faça como a Jade Picon no reality e vá de pão com ovo! Frango desfiado (sem pele), queijos brancos, cogumelos e atum em lata também são boas alternativas. Isso porque essas proteínas garantem mais saciedade e contribuem para a construção muscular.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira: para que serve, benefícios e como fazer

O universo das plantas medicinais é um prato cheio para quem busca alternativas naturais para cuidar da saúde. Além disso, o Brasil possui um solo vasto

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.