Qual é o melhor suplemento para perder gordura abdominal?
Quando o assunto é diminuir a circunferência da barriga, geralmente somos impactados por conteúdos e produtos que prometem resultados rápidos e milagrosos, não é mesmo? Mas será que existe um melhor suplemento para perder gordura abdominal? Saiba mais a seguir:
Como acontece a perda de gordura abdominal?
Primeiramente, vamos entender como o processo ocorre: infelizmente, não é possível perder gordura de maneira localizada, ou seja, não podemos dizer ao nosso corpo qual parte ele deve “secar” primeiro.
É claro que algumas pessoas tendem a estocar mais tecido adiposo em certas regiões do que em outras, mas a diminuição do percentual de gordura normalmente acontece de forma geral.
Assim, para que isso aconteça, é preciso apostar em algumas estratégias. Por exemplo:
- Dieta com déficit calórico: isto é, comer menos calorias do que você gasta durante o dia;
- Exercícios físicos: uma boa combinação de treinos aeróbicos, que estimulam o gasto energético, com treinos de força, que focam no aumento da massa muscular;
- Boas noites de sono: uma vez que, durante o descanso, nosso organismo equilibra hormônios relacionados à saciedade (como grelina e leptina), ao emagrecimento (como o GH) e ao estresse (cortisol e adrenalina).
Leia também: Perder gordura abdominal: 13 dicas para secar a barriga
Existe um melhor suplemento para perder gordura abdominal?
Diante desses fatos, é possível perceber que a redução da gordura abdominal não acontece por conta de um único fator, não é mesmo? Ou seja, não existe uma substância ou um produto milagroso que, sozinho, vai fazer você perder barriga da noite para o dia.
Contudo, é claro que alguns suplementos podem te ajudar com o objetivo — desde que você já esteja seguindo todas as orientações acima, é claro! Confira os mais conhecidos:
1 – Cafeína
Sim, a mesma substância presente no café pode contribuir para a perda de gordura abdominal. No geral, ela ativa o hormônio adrenalina, o que nos deixa mais alerta, melhora a concentração e dá mais disposição.
Outra vantagem do suplemento é o seu poder termogênico. Ou seja, ele acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico, ainda que de maneira mais tímida. Estudos também indicam que ele tem relação com a diminuição do apetite.
Os adeptos das atividades físicas costumam gostar bastante da cafeína (especialmente no pré-treino) por um motivo específico: ao estimular o sistema nervoso, ela aumenta consideravelmente o desempenho físico, fazendo com que a gente consiga malhar mais intensamente (e, com isso, gastar mais energia).
2 – L-carnitina
Mais interessante para pessoas que estão começando a treinar ou ainda não conseguem consumir quantidades adequadas de proteína na dieta, a L-carnitina é um composto de aminoácidos que ajuda a tonificar os músculos e a transformar gorduras em energia. Por esse motivo é conhecida como “queimador de gordura”.
A substância pode ser encontrada naturalmente nos laticínios e na carne, especialmente na carne vermelha. Assim como no abacate ou nos grãos de soja, embora em quantidades menores.
Porém, vale ressaltar que a própria L-carnitina não emagrece, mas contribui para o processo de conversão de gordura em energia.
Leia também: L-carnitina queima gordura abdominal? O que é e como tomar
Suplemento para perder gordura abdominal: cuidados
É sempre bom lembrar que nenhum composto ou suplemento deve ser consumido sem a indicação e a orientação de um profissional qualificado (médicos ou nutricionistas). Isso porque as substâncias citadas acima não são recomendadas para todo mundo — quem convive com a hipertensão, por exemplo, não deve fazer suplementação de cafeína.
Isso sem falar nos cuidados que devemos ter com produtos que dizem ser naturais e milagrosos. Mesmo que fabricados a partir de plantas e ingredientes vindos da natureza, eles podem causar danos à saúde se ingeridos de maneira errada.
Leia também: Hábitos noturnos que atrapalham a perda de gordura abdominal