Marmelo: Benefícios da fruta da marmelada
O marmelo é a fruta do marmeleiro, uma árvore típica da Ásia, cuja aparência lembra a de uma pera. Famosa por originar sobremesas deliciosas, como a famosa receita portuguesa conhecida por marmelada. Assim, a fruta é consumida no Brasil há mais de 500 anos e torna-se cada vez mais popular.
É especialmente rico em fibras e vitaminas, presentes em sua polpa rígida e de coloração amarelada. Ainda, sua abundância em fibras solúveis beneficia (e muito) a flora intestinal e a saúde do coração, visto que ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial. Além disso, o marmelo é uma fruta pouco calórica, portanto, pode ajudar no emagrecimento.
Benefícios do marmelo
Melhora do funcionamento intestinal
Rico em fibras solúveis, que desaceleram o processo digestivo, o marmelo potencializa a absorção de nutrientes, ao mesmo tempo que previne a constipação e facilita o trânsito intestinal. Ainda, ajuda no tratamento da diarreia.
Leia também: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais
Protege a saúde do coração
Também, devido à grande quantidade de fibras solúveis, a fruta asiática protege a saúde cardiovascular, uma vez que ajuda no controle do colesterol no sangue e, dessa forma, previne o aumento exacerbado da pressão arterial e a ocorrência de demais problemas no coração.
Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Pele jovial e bela
Não só rica em fibras, a fruta é abundante em antioxidantes naturais, como o tanino, também presente na vinho. Assim, o marmelo combate o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce. Dessa forma, garante a jovialidade e a beleza da pele, do cabelo e das unhas, entre outros benefícios.
Curiosidades sobre o marmelo
- É considerada a fruta da fertilidade e do amor;
- Também é conhecida como “pomo dourado”;
- Foi o primeiro produto principal do estado de São Paulo, antes mesmo que o café;
- Na Grécia, é conhecida como “maçã dourada”;
- A marmelada também pode ser chamada de “queijo de marmelo”.
Como consumir
A fruta pode ser consumida in natura, mas é mais comumente ingerida na forma de marmelada, o popular doce brasileiro – trata-se de um purê de marmelo cozido com açúcar. Ainda, pode substituir outras frutas em outras receitas de sobremesas e, também, ser incluída em saladas. Certamente, há outras opções de consumo:
- Preparo de sucos
- Em vitaminas
- Marmelo assado
- Geléias e compotas
- Marmelada com queijo