A manteiga deve ficar dentro ou fora da geladeira?

17 de janeiro, 2022

Quem não abre mão de um pão na chapa com manteiga de manhã com certeza já passou por isso: na hora de passar o segundo ingrediente, ele está duro e difícil de espalhar por conta da baixa temperatura do refrigerador. Por isso, muita gente opta por deixar a manteiga fora da geladeira. Mas será que o hábito é seguro? Entenda:

Manteiga pode ficar fora da geladeira?

Apesar de geralmente encontrarmos o item nas prateleiras comuns do supermercado, a partir do momento em que ele é aberto, deve ser resfriado. Isso acontece porque ao ser fabricado, o ingrediente passa pelo processo de pasteurização, fazendo com que as embalagens possam ficar fora do equipamento por muito tempo — mas desde que lacradas, tá?

Contudo, e conforme vamos usando o alimento, fungos e bactérias se desenvolvem nele (às vezes silenciosamente). Alguns desses micro-organismos podem fazer mal para o corpo humano e provocar intoxicações alimentares. E é aí que entra o papel da geladeira: as temperaturas mais baixas impedem que isso ocorra rapidamente.

A principal matéria-prima da manteiga é o creme de leite (cerca de 82% de toda a composição), que passa por um processo ainda na fábrica para se transformar em uma espécie de gordura láctea. Portanto, vale ficar de olho no produto: se ele estiver com um odor ruim e com um gosto azedo, é hora de descartá-lo. E lembre-se sempre de seguir as recomendações de conservação e o prazo de validade.

Contudo, manteiga rançosa nem sempre é sinônimo de estragada. Ela pode apenas ter tido contato com substâncias como a água, o que causa oxidação.

Leia também: Conservar alimentos no verão: Comidas que mais estragam nos dias de calor

Mas o que eu faço para a manteiga não ficar dura?

Você pode deixá-la fora da geladeira por até duas horas. Ou, então, armazená-la na porta, onde a temperatura não é tão baixa.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.