Leite integral engorda? Especialista responde

Alimentação Bem-estar
12 de Janeiro, 2023
Leite integral engorda? Especialista responde

Muitas pessoas substituem o leite integral da dieta por acharem que ele engorda. Contudo, será que isso é realmente verdade? Quem responde é a nutróloga Patricia Santiago:

Quais as diferenças entre os leites integral, semidesnatado e desnatado?

“O que diferencia esses tipos de leite é o teor da gordura que se apresenta na composição nutricional deles”, explica a especialista. De acordo com Patricia, como determinação, o leite integral precisa apresentar, no mínimo, 3% de gordura; já o semidesnatado, entre 0,6 e 2,9; e o desnatado, no máximo 0,5%.

E como a gordura concentra uma boa quantidade de calorias (1g do nutriente tem cerca de 9 cal), o teor calórico dos produtos também é diferente.

Leite integral engorda?

Pensando nas calorias, é possível entender porque muita gente acha que leite integral engorda. Mas a nutróloga diz que a gordura presente no alimento nem sempre é ruim.

Em quantidades adequadas, por exemplo, ela ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis (isto é, que são absorvidas e armazenadas no tecido adiposo), como a A e a D. Além disso, garante uma maior sensação de saciedade, reduzindo a fome.

Ademais, ela lembra que, para haver a perda de peso, é preciso pensar na alimentação como um todo, e não no consumo de apenas um ingrediente. Isso porque precisa ocorrer um balanço energético negativo: ou seja, consumir menos calorias do que você gasta.

“Precisamos lembrar que o que vai definir a qualidade da dieta é o conjunto dos alimentos ingeridos ao longo do dia”. Ou seja, uma pessoa em processo de perda de peso pode muito bem optar pelo leite integral, desde que fique de olho no controle de gorduras saturadas durante o dia.

Leia também: Ora-pro-nóbis emagrece? Especialista esclarece

Indicações de consumo de cada tipo de leite

Leite integral

“Pode ser ingerido por qualquer pessoa que não tem histórico de doença cardiovascular e que apresente um perfil de lipidograma normal [colesterol e triglicerídeos equilibrados].”

Leite semidesnatado

Quem precisa restringir o consumo de gordura. Além disso, versão semidesnatada apresenta como vantagens maiores concentrações de proteínas e potássio.

Desnatado

Pessoas que precisam diminuir as calorias diárias. Contudo, ele possui um sabor mais suave e uma absorção de vitaminas mais lenta.

Fonte: Patricia Santiago, nutróloga.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais