Avitaminose: o que é, como tratar e evitar a falta de vitaminas no futuro

Alimentação Saúde
11 de Janeiro, 2023
Avitaminose: o que é, como tratar e evitar a falta de vitaminas no futuro

É difícil mensurar a importância das vitaminas para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é fácil perceber a sua falta. Afinal, a deficiência de vitaminas, ou avitaminose, tem uma série de sintomas perceptíveis e que podem gerar complicações graves à saúde.

“Avitaminose é como chamamos quando o paciente desenvolve alguma doença por carência de uma ou várias vitaminas no organismo”, explica Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBEM.

Leia também: É normal ter grânulos de Fordyce? Entenda as lesões

Possíveis causas da avitaminose

A alimentação é uma das formas de se obter as vitaminas e nutrientes necessários para uma saúde plena. No entanto, quando ela não está equilibrada ou repleta de alimentos industrializados, processados e pouco nutritivos, ocorre a falta de uma ou mais vitaminas. 

Outra causa podem ser doenças variadas que dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo. Por exemplo, a doença de Crohn e outras enfermidades do intestino e do trato digestivo podem atrapalhar nesse sentido. Por isso, tais distúrbios precisam de acompanhamento e tratamento. 

Além disso, o uso de certos tipos de medicamento e alterações no metabolismo, como gravidez e o período da puberdade, podem interferir na eficiência de absorção. 

Quais os principais sintomas da avitaminose?

Depende. De acordo com a médica, os sintomas diferem conforme a vitamina que está em falta no organismo.

Usando os exemplos citados acima, quando a vitamina A está em déficit, alguns dos principais sintomas são problemas de visão e aumento de quadros infecciosos.

“No caso da vitamina B1, é normal ter uma sensação de formigamento pelo corpo, inchaço nos membros inferiores, dificuldade de memorização, falta de ar, perda de apetite e sonolência”, explica a médica.

Já quando falta vitamina B3, é possível que o paciente sofra com depressão, perda de peso, falta de apetite, surgimento de feridas na pele, demência e problemas gástricos, como enjoo e diarreia.

“Os sintomas vão depender muito de qual vitamina está faltando no corpo. Por isso a importância de manter os exames em dia. E, caso tenha algum sintoma que demore a passar, o mais indicado é buscar um médico de confiança.”

Leia também: Halitose: conheça as causas do mau hálito e como preveni-las

Riscos da avitaminose para a saúde

Nenhuma falta de nutriente é boa para o organismo. Contudo, o déficit severo de algumas vitaminas pode provocar doenças variadas. As principais são:

Escorbuto

Ocorre quando há pouca vitamina C no corpo. Como resultado, o escorbuto desencadeia anemia, problemas na cicatrização e inflamações variadas nos tecidos, como a gengiva. Todavia, a deficiência crítica de vitamina C pode causar hemorragias, infecções e até alterar o comportamento do indivíduo. 

Beribéri

É uma doença gerada pela falta de vitamina B1. Há dois tipos de beribéri, a úmida e a seca. A primeira provoca dilatação do coração, que gera o sintoma de arritmia, palpitação e dispneia. Por sua vez, a seca afeta o sistema nervoso, causando perda da força muscular e, na manifestação grave, a paralisia total. 

Pelagra

É consequência dos baixíssimos níveis de vitamina B3 no organismo. Dessa forma, a pelagra afeta a pele, que fica descamada e rígida. Além disso, o indivíduo sofre com diarreia, lapsos de memória, dor de cabeça e confusão mental. 

Cegueira noturna

Tem como responsável a falta de vitamina A. Como o próprio nome sugere, a cegueira noturna decorrente da deficiência compromete a visão em ambientes escuros e de baixa luminosidade. 

Raquitismo

Condição que exige atenção durante a infância. Ela é causada pela falta de vitamina D e cálcio, essenciais para o desenvolvimento ósseo das crianças. No entanto, a deficiência pode levar à deformidade e enfraquecimento dos ossos. 

Anemia perniciosa 

Também conhecida como anemia de Addison, está relacionada à ausência de vitamina B12. Com isso, o indivíduo apresenta redução dos glóbulos vermelhos, assim como dos glóbulos brancos. Na prática, a pessoa tem prisão de ventre que se alterna com episódios de diarreia, cansaço, dor muscular, inapetência, queda de cabelo e outros sintomas. 

Cuidado redobrado para gestantes

A gravidez traz transformações profundas no metabolismo da mulher. No primeiro trimestre, muitas gestantes não conseguem se alimentar adequadamente devido aos enjoos. Entretanto, a alimentação inadequada em toda a gestação é imprescindível, pois previne malformações e problemas congênitos no bebê.

Sem falar que a boa nutrição garante o desenvolvimento saudável do feto e previne a prematuridade. Nesse período, é desejável ter acompanhamento nutricional para uma uma gestação saudável e, assim, evitar muitas complicações. 

Diagnóstico e tratamento

Além da análise do quadro clínico, ou seja, dos sintomas, e do histórico do paciente, o médico costuma pedir alguns exames para entender quais vitaminas estão em falta no organismo. Os mais comuns são exames de sangue, urina e, em alguns casos, exames de imagem (por exemplo, o ultrassom).

Da mesma forma, o tratamento vai depender da vitamina que está em falta. “O tratamento costuma aliar ajustes na alimentação. Desse modo, o médico costuma recomendar que se aumente o consumo de alimentos ricos na vitamina em questão, e em altas doses de suplementação.”

A alimentação é um ponto-chave para evitar a falta de vitaminas no futuro. Por isso, uma das principais recomendações médicas é que os pacientes mantenham uma dieta saudável, rica nessas substâncias.

“Além da dieta, vale destacar a importância do paciente se consultar com um médico com frequência, até para monitorar essa carência de vitaminas, caso já esteja lidando com isso hoje.”

Fonte: Thais Mussi, médica endocrinologista e metabologista pela SBEM.

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Erisipela
Saúde

Erisipela: O que é, principais sintomas e tratamentos

A erisipela é uma infecção da camada superficial da pele que provoca feridas vermelhas, inflamadas e dolorosas. Saiba mais.

benefícios dos superalimentos
Alimentação Bem-estar

Inhame, blueberry e moringa: Conheça os benefícios dos superalimentos

Veja como esses alimentos podem te ajudar a cuidar da saúde!

foto de carros passando por uma enchente
Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030