Inhame, blueberry e moringa: Conheça os benefícios dos superalimentos

Alimentação Bem-estar
07 de Maio, 2024
Inhame, blueberry e moringa: Conheça os benefícios dos superalimentos

Os superalimentos são aqueles que são capazes de ir além da missão de nutrir o corpo. Através da composição especial, eles oferecem mais benefícios à saúde, se comparados com alimentos comuns, o que pode incluir a prevenção de doenças e ação antienvelhecimento. A seguir, conheça quais são os demais benefícios dos superalimentos!

Primeiro, quais são os superalimentos?

A classificação de ‘superalimento’, é dada a um grupo de itens que contém grande variedade de nutrientes, como vitaminas, minerais e compostos ativos.

“Eles são extremamente benéficos para a saúde, prevenção de doenças e para o bem-estar das pessoas de forma geral”, afirma a nutricionista Vanessa FurstenbergerDessa forma, esses alimentos possuem também um conjunto de substâncias que são potentes antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce.

Porém, é importante ressaltar que não existem diretrizes oficiais para determinar os superalimentos. Na prática, o que os coloca neste grupo são os seus benefícios reconhecidos para o bem-estar do corpo. 

A seguir, confira a lista de superalimentos mais indicados atualmente para se cuidar da saúde e do equilíbrio do corpo:

Veja também: 10 alimentos mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Quais são os benefícios dos ‘superalimentos’? 

Dentre os benefícios desse grupo, destacam-se o alto teor nutricional, ações antioxidantes e anti-inflamatórias, a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliar na saúde cardiovascular, fornecer energia e ainda auxiliar na saúde do cérebro. Além disso, muitos deles contribuem para a sensação de saciedade, digestão e boa flora intestinal. 

Para a nutricionista, o grupo de alimentos são excelentes aliados na prevenção de doenças e no fortalecimento do corpo de forma geral. Por outro lado, é importante ressaltar que, sozinho, nenhum alimento faz milagre. Dessa forma, a boa nutrição depende de uma alimentação saudável e diversificada, oferecendo fontes variadas de nutrientes para o organismo. 

“O ideal é manter uma dieta sem excessos, pois mesmo sendo saudável, se consumirmos em excesso podem nos trazer algumas vezes algum problema”, completa Vanessa.

Dicas de ouro

Para obter os benefícios dos superalimentos, o preparo também requer atenção especial, já que é nessa etapa que costuma-se perder alguns dos mais importantes benefícios nutricionais. O preparo no vapor, por exemplo, é preferível para evitar a perda de nutrientes. Evite submetê-los a altas temperaturas, que podem diminuir o seu valor nutricional. 

Já a escolha da procedência dos alimentos também deve ser cuidadosa. Assim, o ideal é evitar alimentos que passaram por muitas etapas de processamento até chegar ao prato. Portanto, a regra é – dentro do possível –, quanto mais fresco, melhor! 

Veja também: Como melhorar a absorção de ferro pelo corpo? 7 dicas

Fonte: Vanessa Furstenberger, nutricionista.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo