10 alimentos mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Alimentação Bem-estar
28 de Dezembro, 2023
10 alimentos mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Certamente você já ouviu falar que uma alimentação equilibrada deve ser diversificada e colorida. Mas em meio a tantas opções de legumes, verduras e frutas no hortifruti, é comum se sentir perdido e acabar optando sempre pelos mesmos itens. Mas e se você fosse guiado por um ranking de alimentos mais saudáveis do mundo?

Graças aos pesquisadores da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos EUA, isso é possível. Em um estudo recente, os cientistas elencaram os itens que não podem faltar em uma dieta saudável. O mais interessante, inclusive, é que a maioria dos alimentos não é muito conhecido.

Para chegar até esse resultado, o estudo considerou a quantidade de 17 nutrientes essenciais para o corpo humano, analisando também a proporção de vitaminas e fibras. Confira quais são a seguir! 

10 alimentos mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

1 – Agrião

Verdura rica em vitamina, ferro, potássio e compostos antioxidantes, o agrião contribui com o fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de diabetes, gripe e pressão alta. No estudo, os pesquisadores consideraram o agrião um alimento que ajuda a desintoxicar o corpo e purificar o sangue. 

2 – Alface chinesa 

Usada com frequência em regimes de emagrecimento, a alface chinesa é fonte de vitamina B9 (ácido fólico), vitaminas A e C, proteína vegetal e cálcio. 

3 – Alimentos mais saudáveis do mundo: Acelga 

Muito apreciada na culinária ocidental, a acelga tem um sabor marcante e contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, já que contém vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas. 

Veja também: Por quanto tempo devo tomar vitamina D?

4 – Folha de beterraba

Embora não seja muito conhecida, a folha de beterraba esconde uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Os benefícios de inserir a folha na alimentação vão desde prevenção de anemia, controle de glicemia, saúde ocular e proteção do fígado. 

5 – Alimentos mais saudáveis do mundo: Espinafre

O vegetal abriga as vitaminas A, C e E, além de compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina. Seu consumo pode ajudar a proteger a visão, previne anemia e protege contra doenças cardiovasculares.

6 – Chicória

O vegetal de sabor amargo oferece nutrientes e é rico em vitamina A, B, C e D, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio. Além disso, a chicória também se destaca por contribuir com o funcionamento do intestino.

7 – Alimentos mais saudáveis do mundo: Alface

A alface – um dos vegetais mais comuns na preparação de saladas, possui baixo teor calórico e é rica em fibras e antioxidantes. O seu consumo é capaz de melhorar o trânsito intestinal, regular os níveis de açúcar no sangue e contribuir com a manutenção do peso dentro de uma alimentação saudável.  

8 – Salsinha

Presente em diversos preparos culinários, a salsinha tem um alto teor nutritivo e oferece vitaminas A, B, C, E e K. O consumo do vegetal contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, combate de infecções urinárias e controle de diabetes.

9 – Alface romana

A alface romana é rica nas vitaminas A e C, nutrientes antioxidantes que ajudam a prevenir doenças do coração, diabetes e envelhecimento precoce.

10 – Couve

Por fim, a couve abriga as vitaminas A, C, D, E e K, que ajudam a aumentar as defesas do organismo. Além disso, o seu consumo está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares. 

Fonte: Embrapa; 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond